Um modelo de agricultura biodinâmica baseado em pó de rocha e fixação biológica de nitrogênio: um estudo de caso no estado de Roraima, Brasil.

Autores

  • Cristiano Trindade De Angelis SKEMA BUSINESS SCHOOL

DOI:

https://doi.org/10.48180/ambientale.v17i1.614

Palavras-chave:

BIODINAMICA

Resumo

 

Resumo Uma das técnicas utilizadas para remineralizar o solo envolve o uso de pó de rocha. Alguns pesquisadores sugerem a associação de doses intermediárias de pó de rocha com doses maiores de esterco bovino. Outros sugerem combinar pó de rocha silicatada (SRP) com calcário. A seguir, este estudo analisa essas três opções em profundidade (revisa a literatura). Em Roraima, Brasil, existe um potencial significativo para usar pó de rocha como corretivo de solo. No entanto, a sua aplicação continua limitada devido à falta de tecnologia, infraestrutura e apoio educacional, especialmente em áreas remotas dentro dos territórios indígenas.

Outra estratégia bem aceita na literatura para melhorar a produção de alimentos é a fixação biológica de nitrogênio, que ocorre principalmente na raiz ou caule e é induzida por bactérias presentes nas leguminosas. O trabalho considera o pó de rocha e a fixação biológica de nitrogênio como duas técnicas relacionadas à agricultura biodinâmica. Por esta razão, a questão de investigação é como a cultura se relaciona com o conhecimento e a inteligência para saber que tipo de cultura temos de construir para uma agricultura biodinâmica eficaz, à luz dos próprios agricultores. Portanto, este trabalho traz dois modelos de pesquisa que se alimentam. Além do modelo Cultura-Conhecimento-Inteligência (CCI), este artigo apresenta um modelo de Agricultura Biodinâmica, uma forma madura de utilizar melhor os recursos disponíveis na própria fazenda. O estudo concluiu que este modelo é útil para os pequenos agricultores aprenderem práticas agrícolas caseiras através de cooperativas.

Palavras-chave: Agricultura familiar, cooperativas, gestão do conhecimento, inteligência cultural, soluções locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-04-21

Como Citar

De Angelis, C. T. (2025). Um modelo de agricultura biodinâmica baseado em pó de rocha e fixação biológica de nitrogênio: um estudo de caso no estado de Roraima, Brasil. Revista Ambientale, 17(1), 23–40. https://doi.org/10.48180/ambientale.v17i1.614