Performance response of sunflower (Helianthus annuus L., asteraceae) cultivated with potted manure
DOI:
https://doi.org/10.48180/ambientale.v12i2.204Palavras-chave:
Biodiesel, Oleaginosa, Sementes.Resumo
O girassol (Helianthus annuus L.) pertence à família asteraceae, é cultivado em todos os continentes, tem importância econômica. Seu cultivo necessita de fertilizantes orgânicos, que além de ter custo baixo de aquisição, melhora as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo e reciclagem dos nutrientes no sistema solo-planta. Objetivou-se com esse estudo verificar o desempenho do girassol (H. annuus) com esterco aviário cultivado em vasos comparando com outras fontes de matérias orgânicas. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com 4 tratamentos (solo com esterco aviário, solo + esterco bovino, solo + esterco caprino e solo sem adubo (Testemunha) com 5 repetições. Foi realizada a solarização por 5 dias, para eliminar possíveis microrganismos fitopatogênicos. No período da pré-colheita as variáveis: altura da planta - AP e diâmetro do caule - DC analisadas pelo teste Tukey a 5% de probabilidade tiveram resultados significativos no tratamento com a utilização de solo com esterco aviário. No período da pós-colheita da biomassa do girassol, as variáveis tamanho da raiz - TR, massa fresca total - MFT e massa seca total - MST mostraram resultados significativo no tratamento de solo com esterco aviário. A produção vegetal do girassol nos períodos de pré-colheita da fenologia da planta e pós-colheita, obtiveram resultados significativos com a adição de matéria orgânica utilizada.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-11-10 (2)
- 2020-07-17 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2020 Daniel Rocha Santos, Rodrigo Almeida PINHEIRO, Jecilãine Efigênia da SILVA, Taynara Alves de SOUSA, Rubens Pessoa de BARROS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.