Educação financeira nas escolas: a importância de incluir conceitos de Educação financeira no currículo escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48178/intersecao.v7i1.484

Resumo

RESUMO

Este artigo aborda a importância da inclusão da educação financeira no currículo escolar, preparando alunos para lidar com questões financeiras no mundo real. Explora-se o desenvolvimento de habilidades financeiras desde a infância, discutindo estratégias para promover a literacia financeira nessa fase crucial. Apresentam-se formas de integrar a educação financeira em disciplinas existentes, como matemática, ciências sociais e empreendedorismo. Sugere-se uma abordagem prática com atividades como simulações financeiras, projetos de empreendedorismo e jogos educativos. Identificam-se conceitos financeiros fundamentais, como orçamentação, poupança, investimentos, crédito e gerenciamento de dívidas. Exploram-se estratégias para desenvolver habilidades de tomada de decisão financeira informada, avaliar opções de consumo, comparar produtos financeiros e entender riscos e recompensas. O papel de educadores e pais é discutido, ressaltando a importância da colaboração entre escola e família. Exploram-se oportunidades para promover a educação financeira além da sala de aula, como feiras, parcerias com instituições financeiras e programas de mentoria. A importância de avaliar a eficácia dos programas é discutida, com sugestões para superar desafios na implementação, como capacitação de educadores e recursos adequados.

Palavras-chave: Educação Financeira. Currículo Escolar. Habilidades Financeiras. Tomada de Decisão Financeira. Colaboração Escola-Família.

 

 

ABSTRACT

This article addresses the importance of including financial education in the school curriculum, preparing students to deal with real-world financial matters. It explores the development of financial skills from childhood, discussing strategies to promote financial literacy during this crucial phase. Various ways to integrate financial education into existing subjects such as mathematics, social sciences, and entrepreneurship are presented. A practical approach is suggested, including activities such as financial simulations, entrepreneurship projects, and educational games. Key financial concepts are identified, such as budgeting, saving, investing, credit, and debt management, which students should learn. Strategies to help students develop informed financial decision-making skills are explored, including evaluating consumer options, comparing financial products, and understanding risks and rewards. The roles of educators and parents in teaching financial education are discussed, emphasizing the importance of collaboration between school and family to strengthen students' financial knowledge and skills. Opportunities to promote financial education beyond the classroom, such as financial education fairs, partnerships with financial institutions, and mentoring programs, are also explored. The importance of evaluating the effectiveness of financial education programs in schools is discussed, along with suggestions for overcoming implementation challenges, such as teacher training and adequate resources.

Keywords: Financial Education. School Curriculum. Financial Skills. Financial Decision-Making. School-Family Collaboration.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Rodger Roberto Alves de Sousa, GEBE OPORTUNIDADES

Doutorando em Iridologia Indígena pela Erich Fromm University (2023-2025) Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Alfamérica (2016) e graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Católica de Brasília (2011). Possui especializações em Psicopedagogia Clínica e Empresarial e MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Católica de Brasília. E Docência no Ensino Superior pela Faculdade Alfamérica (2016). Esta encerrando o curso de Licenciatura em Educação Física pela Unifaveni e os cursos de especializações: Docência e Gestão na Educação Básica; Gestão Pública e Logística Empresarial e MBA em Administração Pública pela FacuMinas e a Especialização em Iridologia Avançada pela FACEI - Faculdade Einstein. Possui curso Técnico em Segurança do Trabalho pela ETEBRAS. É Fundador do Grupo Social de Empregos - GEBE Oportunidades, desde 2011. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicopedagogia; tutoria; avaliação de trabalhos científicos; tutoria ead.

Publicado

2025-09-04

Como Citar

Sousa, R. R. A. de, & Silva, F. L. da. (2025). Educação financeira nas escolas: a importância de incluir conceitos de Educação financeira no currículo escolar. Revista Interseção, 7(1), 276–299. https://doi.org/10.48178/intersecao.v7i1.484

Edição

Secção

Educação no/do Campo - Educação Contextualizada