Design Thinking e STEAM: integrando criatividade e inovação na abordagem de problemas complexos

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.48178/intersecao.v7i1.476

Résumé

RESUMO

Este artigo tem como objetivo explorar a integração do design thinking na abordagem STEAM, visando incentivar os alunos a abordarem problemas complexos de forma criativa e inovadora. O design thinking é uma abordagem centrada no ser humano que promove a resolução de problemas de maneira colaborativa e iterativa. Por outro lado, a abordagem STEAM combina ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, proporcionando uma educação multidisciplinar e contextualizada. Ao unir essas duas abordagens, busca-se potencializar a criatividade, a inovação e a capacidade dos alunos de enfrentarem desafios do mundo real. O artigo discute os princípios do design thinking, como empatia, definição do problema, geração de ideias, prototipagem e iteração, e como eles se encaixam na abordagem STEAM. Além disso, destaca a importância da criatividade e da inovação no processo de design thinking e como esses elementos podem ser incentivados e desenvolvidos através da abordagem STEAM. A partir de estudos de caso, são apresentados exemplos concretos de projetos educacionais que integram o design thinking à abordagem STEAM, evidenciando os resultados alcançados e os benefícios para os alunos, como o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe. São abordadas também as considerações e desafios ao integrar o design thinking na educação STEAM, como a formação de professores e o acesso a recursos. Em suma, a integração do design thinking na abordagem STEAM oferece oportunidades para os alunos abordarem problemas complexos de maneira criativa e inovadora. Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades transversais e prepara os estudantes para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

Palavras-chave: Design Thinking 1. STEAM 2. Criatividade 3. Inovação 4. Resolução de Problemas 5.

  

ABSTRACT

This article aims to explore the integration of design thinking into the STEAM approach, with the goal of encouraging students to address complex problems in a creative and innovative way. Design thinking is a human-centered approach that promotes collaborative and iterative problem-solving. On the other hand, the STEAM approach combines science, technology, engineering, arts, and mathematics, providing a multidisciplinary and contextualized education. By combining these two approaches, the aim is to enhance students' creativity, innovation, and ability to tackle real-world challenges. The article discusses the principles of design thinking, such as empathy, problem definition, idea generation, prototyping, and iteration, and how they fit into the STEAM approach. It also highlights the importance of creativity and innovation in the design thinking process and how these elements can be fostered and developed through the STEAM approach. Concrete examples of educational projects that integrate design thinking into the STEAM approach are presented through case studies, demonstrating the achieved results and the benefits for students, such as the development of critical thinking, problem-solving skills, and teamwork. Considerations and challenges of integrating design thinking into STEAM education, such as teacher training and access to resources, are also addressed. In conclusion, the integration of design thinking into the STEAM approach provides opportunities for students to approach complex problems in a creative and innovative way. This contributes to the development of cross-cutting skills and prepares students to face the challenges of the contemporary world.

Keywords: Design Thinking. STEAM. Creativity. Innovation. Problem-Solving.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Rodger Roberto Alves de Sousa, GEBE OPORTUNIDADES

Doutorando em Iridologia Indígena pela Erich Fromm University (2023-2025) Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Alfamérica (2016) e graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Católica de Brasília (2011). Possui especializações em Psicopedagogia Clínica e Empresarial e MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Católica de Brasília. E Docência no Ensino Superior pela Faculdade Alfamérica (2016). Esta encerrando o curso de Licenciatura em Educação Física pela Unifaveni e os cursos de especializações: Docência e Gestão na Educação Básica; Gestão Pública e Logística Empresarial e MBA em Administração Pública pela FacuMinas e a Especialização em Iridologia Avançada pela FACEI - Faculdade Einstein. Possui curso Técnico em Segurança do Trabalho pela ETEBRAS. É Fundador do Grupo Social de Empregos - GEBE Oportunidades, desde 2011. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicopedagogia; tutoria; avaliação de trabalhos científicos; tutoria ead.

Téléchargements

Publié-e

2025-09-04

Comment citer

Sousa, R. R. A. de. (2025). Design Thinking e STEAM: integrando criatividade e inovação na abordagem de problemas complexos. Revista Interseção, 7(1), 259–275. https://doi.org/10.48178/intersecao.v7i1.476

Numéro

Rubrique

Educação no/do Campo - Educação Contextualizada