Práticas exitosas e Currículo Contextualizado em escolas do campo no município de Teotônio Vilela, Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.48178/intersecao.v4i1.429Resumo
RESUMO: O presente relato de experiências busca apresentar as práticas exitosas desenvolvidas com ênfase no currículo contextualizado nas instituições do campo na rede municipal de ensino de Teotônio Vilela-AL, em 2022. O mesmo faz uma discussão sobre a Educação do Campo e do currículo contextualizado, mostrando conceitos e possibilidades de contextualizar o currículo apresentando as contribuições da Rede de Educação Contextualizada do Agreste e Semiárido de Alagoas (Recasa) no agreste alagoano a inserção da Pedagogia Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS) no currículo das escolas do campo. Como instrumentos de pesquisa qualitativa, fora utilizada a ficha de monitoramento da prática da coordenação pedagógica e a observação direta das práticas contextualizadas dos/as professores/as durante o processo de ensino aprendizagem das escolas do campo do município de Teotônio Vilela, AL. Ao mesmo tempo que descrevemos como acontecem as práticas pedagógicas exitosas nas escolas do campo no município. O relato de experiências está ancorado a partir dos pressupostos teóricos de Arroio (2011) e Molina; Sá (2012) entre outros. E por fim, com base nos resultados da pesquisa foi possível denotar os bons resultados na aprendizagem, na não evasão, no índice de aprovação nas escolas, bons resultados no IDEB entre outros elementos que condicionam a harmonia entre as práticas pedagógicas e a execução do currículo enquanto suporte teórico norteador.
Palavras-chave: Educação do Campo. Currículo. Contextualização.
ABSTRACT: This experience report seeks to present the successful practices developed with emphasis on the contextualized curriculum in rural institutions in the municipal teaching network of Teotônio Vilela-AL, in 2022. The same makes a discussion about the Education of the Field and the contextualized curriculum, showing concepts and possibilities of contextualizing the curriculum presenting the contributions of the Network of Contextualized Education of the Agreste and Semi-arid of Alagoas (Recasa) in the agreste of Alagoas the insertion of the Educational Support Pedagogy to Sustainable Development (PEADS) in the curriculum of rural schools. As qualitative research instruments, the monitoring form of the practice of pedagogical coordination and the direct observation of the contextualized practices of the teachers during the teaching-learning process of the rural schools in the municipality of Teotônio Vilela, AL were used. At the same time we describe how successful pedagogical practices occur in rural schools in the municipality. The experience report is anchored from the theoretical assumptions of Arroio (2011) and Molina; Sá (2012) among others. And finally, based on the results of the research, it was possible to denote the good results in learning, in the non-evasion, in the approval rate in schools, good results in the IDEB, among other elements that condition the harmony between the pedagogical practices and the execution of the curriculum. as a guiding theoretical support.
Keywords: Field Education. Curriculum. Contextualization.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Verônica dos Santos Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.