INDÍGENAS EM CONTEXTOS URBANOS E O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA EM HISTÓRIA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO MUNICIPAL NO CABO DE SANTO AGOSTINHO/PE

Autores

  • Igor Amarante da Silva Univerdade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Edson Hely Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.48017/rc.v3i1.578

Palavras-chave:

Indígenas., Contextos urbanos., Ensino de História., Pernambuco.

Resumo

Buscamos compreender, a partir da Lei nº 11.645/2008 e o Parecer CNE 14/2015, como a temática indígena é abordada no ensino de História na rede pública municipal no Cabo de Santo Agostinho-PE, em uma breve análise acerca de informações sobre indígenas estudantes no referido município, baseadas no censo escolar municipal, dialogando com estudos discutindo a presença dos indígenas em contextos urbanos no Brasil. E uma avaliação sobre como a temática indígena é abordada no Organizador Curricular por Unidade Didática e no material didático referente à história municipal utilizados na referida rede de ensino nos anos finais do Ensino Fundamental.

Biografias Autor

Igor Amarante da Silva, Univerdade Federal de Pernambuco (UFPE)

Licenciado em História pela Universidade Federal de Pernambuco 2016. Mestrando em Ensino de História pelo Mestrado Profissional em Ensino de História na Universidade Federal de Pernambuco.Atualmente é professor de História na Educação Básica do Estado de Pernambuco e Arte Educador no museu Engenho Massangana da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ).

Edson Hely Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Sou negro. Professor Titular de História da UFPE. Realizei o Pós-Doutorado em História na UFCE (2020) e Pós-Doutorado na UFRJ (2013). Doutor em História Social pela UNICAMP (2008) Mestre em História pela UFPE (1995). Professor efetivo no Centro de Educação/Col. de Aplicação da UFPE; lecionando no PROFHISTORIA-Rede de Mestrado Profissional em Ensino de História/UFPE e no Programa de Pós-Graduação em História na UFRPE. Membro do Laboratório de Pesquisa Povos Indígenas na História-Lapespih (UFRPE). Lecionei no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena no campi UFPE/Caruaru, destinado a formação de professores indígenas. Atual Coordenador do GT Os indígenas na História na ANPUH-PE. Foi Coordenador (2017-2019) do GT ANPUH-Brasil "Os índios na História". Sócio da ANPUH-Brasil, seção ANPUH-PE. Sócio da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos/SEO. Sócio da Associação Brasileira de Pesquisa de Ensino de História/ABEH. Com experiências na área de pesquisas sobre História e Ensino, com ênfase em História do Brasil e nos seguintes temas: história indígena/os indígenas na História no Nordeste e em Pernambuco nos séculos XIX e XX; memórias indígenas; História e memórias dos indígenas Xukuru do Ororubá, relações socioambientais e História Ambiental no Semiárido/Agreste pernambucano; ensino da temática indígena. Foi coorganizador do site Índios no Nordeste (www.indiosnonordeste.com.br) disponibilizando para acesso gratuito notícias, textos, dissertações, teses, estudos e livros sobre os povos indígenas no Nordeste. Publicou livros, vários capítulos de livros e artigos, resultados das pesquisas sobre história indígena/os indígenas na História, História Ambiental e ensino da temática indígena.O livro "Xukuru: memórias e História dos índios da Serra do Ororubá (Pesqueira/ PE), 1950-1988", 2. ed. Recife: EDUFPE, 2017, que resultou da minha Tese de Doutorado em História/UNICAMP, foi o principal subsídio usado para condenação do Estado brasileiro, em março de 2018, por sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos/CIDH a pagar 1 milhão de dólares ao povo Xukuru do Ororubá, como indenização pelo desrespeito, morosidade e violação ao direito a demarcação do território indígena.

 

Publicado

2024-09-22

Como Citar

Amarante da Silva, I., & Silva, E. H. (2024). INDÍGENAS EM CONTEXTOS URBANOS E O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA EM HISTÓRIA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO MUNICIPAL NO CABO DE SANTO AGOSTINHO/PE. Revista De Estudos Indigenas De Alagoas - Campiô, 3(1), 37–53. https://doi.org/10.48017/rc.v3i1.578