Indigenous in urban contexts and the teaching of indigenous themes in History in public municipal schools in Cabo de Santo Agostinho/PE

Authors

  • Igor Amarante da Silva Univerdade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Edson Hely Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.48017/rc.v3i1.578

Keywords:

Indigenous., Urban contexts., Teaching History., Pernambuco.

Abstract

We seek to understand, based on Law no. 11645/2008 and CNE Opinion 14/2015, how indigenous themes are addressed in the teaching of History in the municipal public network in Cabo de Santo Agostinho-PE, in a brief analysis about information about indigenous people students in the aforementioned municipality, based on the municipal school census, dialoguing with studies discussing the presence of indigenous people in urban contexts in Brazil. And an assessment of how indigenous themes are addressed in the Curricular Organizer by Didactic Unit and in the teaching material relating to municipal history used in the aforementioned education network in the final years of Elementary School.

Author Biographies

Igor Amarante da Silva, Univerdade Federal de Pernambuco (UFPE)

Licenciado em História pela Universidade Federal de Pernambuco 2016. Mestrando em Ensino de História pelo Mestrado Profissional em Ensino de História na Universidade Federal de Pernambuco.Atualmente é professor de História na Educação Básica do Estado de Pernambuco e Arte Educador no museu Engenho Massangana da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ).

Edson Hely Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Sou negro. Professor Titular de História da UFPE. Realizei o Pós-Doutorado em História na UFCE (2020) e Pós-Doutorado na UFRJ (2013). Doutor em História Social pela UNICAMP (2008) Mestre em História pela UFPE (1995). Professor efetivo no Centro de Educação/Col. de Aplicação da UFPE; lecionando no PROFHISTORIA-Rede de Mestrado Profissional em Ensino de História/UFPE e no Programa de Pós-Graduação em História na UFRPE. Membro do Laboratório de Pesquisa Povos Indígenas na História-Lapespih (UFRPE). Lecionei no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena no campi UFPE/Caruaru, destinado a formação de professores indígenas. Atual Coordenador do GT Os indígenas na História na ANPUH-PE. Foi Coordenador (2017-2019) do GT ANPUH-Brasil "Os índios na História". Sócio da ANPUH-Brasil, seção ANPUH-PE. Sócio da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos/SEO. Sócio da Associação Brasileira de Pesquisa de Ensino de História/ABEH. Com experiências na área de pesquisas sobre História e Ensino, com ênfase em História do Brasil e nos seguintes temas: história indígena/os indígenas na História no Nordeste e em Pernambuco nos séculos XIX e XX; memórias indígenas; História e memórias dos indígenas Xukuru do Ororubá, relações socioambientais e História Ambiental no Semiárido/Agreste pernambucano; ensino da temática indígena. Foi coorganizador do site Índios no Nordeste (www.indiosnonordeste.com.br) disponibilizando para acesso gratuito notícias, textos, dissertações, teses, estudos e livros sobre os povos indígenas no Nordeste. Publicou livros, vários capítulos de livros e artigos, resultados das pesquisas sobre história indígena/os indígenas na História, História Ambiental e ensino da temática indígena.O livro "Xukuru: memórias e História dos índios da Serra do Ororubá (Pesqueira/ PE), 1950-1988", 2. ed. Recife: EDUFPE, 2017, que resultou da minha Tese de Doutorado em História/UNICAMP, foi o principal subsídio usado para condenação do Estado brasileiro, em março de 2018, por sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos/CIDH a pagar 1 milhão de dólares ao povo Xukuru do Ororubá, como indenização pelo desrespeito, morosidade e violação ao direito a demarcação do território indígena.

 

Published

2024-09-22

How to Cite

Amarante da Silva, I., & Silva, E. H. (2024). Indigenous in urban contexts and the teaching of indigenous themes in History in public municipal schools in Cabo de Santo Agostinho/PE. Revista De Estudos Indigenas De Alagoas - Campiô, 3(1), 37–53. https://doi.org/10.48017/rc.v3i1.578