A historicidade educacional do povo Koiupanká
uma educação contextualizada a partir dos saberes tradicionais
DOI:
https://doi.org/10.48017/rc.v2i1.414Palavras-chave:
Indígena. Sertão. Identidade. Escolaridade.Resumo
Este artigo tem como principal objetivo discutir os aspectos pertinentes ao processo de aquisição do conhecimento empírico encontrado nas escolas e comunidades originárias, além de oportunizar a observação de como acontecem as abordagens na Educação Escolar Indígena. para tanto, em nossas discussões buscaremos potencializar, por meio da historicidade do povo Koiupanká, a estética de conhecimento tradicional como ponto de partida na proliferação dos conhecimentos e métodos de ensino e aprendizagem, abordados nas escolas indígenas, enfatizando a Escola Estadual Indígena Ancelmo Bispo de Souza, nas diversas faces e espaços da comunidade Koiupanká. Dentre outras premissas, é pertinente destacar que, no espaço escolar, pratica-se o respeito à ancestralidade como meio importante para a construção de uma escolaridade diferenciada, que visa contemplar os preceitos exigidos pelo sistema, sem anular a sua história, seus costumes e tradições. Além disso, neste texto pontuaremos os contextos que nortearam as reivindicações e lutas pela saúde, educação e território. Ao mesmo tempo em que iremos expor a importância do fortalecimento das práticas tradicionais como fonte de ascensão cultural e religiosa do citado povo e seu papel na formação de novos guerreiros com conhecimento de luta, tradição e mundo a partir do universo escolar.
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Direitos de Autor (c) 2023 Angélica Maria Silva dos Santos, Eimyslene Ferraz de Melo Santos, Gisely Martins da Silva
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