PINTURA CORPORAL E MEMÓRIA INDÍGENA
História e tradições religiosas entre os Jiripankó
DOI:
https://doi.org/10.48017/rc.v1i1.341Palavras-chave:
Grafismos, Indígenas, Pertencimento culturalResumo
Habitantes do Alto Sertão de Alagoas, os indígenas Jiripankó realizam diversas tradições comuns ao seu meio social. Entre estas, os usos das pinturas corporais, nos eventos religiosos, caracterizam-se como representações da identidade étnica e pertencimento a um conjunto de memórias particulares. Portanto, este trabalho objetiva análisar algumas características dessas pinturas, buscando compreender suas dimensões identitárias e memoriais. A pesquisa baseou-se em metodologias vinculadas à pesquisa de campo, segundo os conceitos de Oliveira (2000), à História Oral, a partir de Alberti (2004), e ao estudo documental, conforme Ginzburg (1989). O percurso metodológico alicersou-se, ainda, em conceitos provenientes de autores como Pesavento (2003), Peixoto (2018), Chartier (1991) e Candau (2016), desenvolvendo-se uma análise das pinturas corporais e suas relações com a memória e identidade Jiripankó.
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