PINTURA CORPORAL E MEMÓRIA INDÍGENA

História e tradições religiosas entre os Jiripankó

Autori

DOI:

https://doi.org/10.48017/rc.v1i1.341

Parole chiave:

Grafismos, Indígenas, Pertencimento cultural

Abstract

Habitantes do Alto Sertão de Alagoas, os indígenas Jiripankó realizam diversas tradições comuns ao seu meio social. Entre estas, os usos das pinturas corporais, nos eventos religiosos, caracterizam-se como representações da identidade étnica e pertencimento a um conjunto de memórias particulares. Portanto, este trabalho objetiva análisar algumas características dessas pinturas, buscando compreender suas dimensões identitárias e memoriais. A pesquisa baseou-se em metodologias vinculadas à pesquisa de campo, segundo os conceitos de Oliveira (2000), à História Oral, a partir de Alberti (2004), e ao estudo documental, conforme Ginzburg (1989). O percurso metodológico alicersou-se, ainda, em conceitos provenientes de autores como Pesavento (2003), Peixoto (2018), Chartier (1991) e Candau (2016), desenvolvendo-se uma análise das pinturas corporais e suas relações com a memória e identidade Jiripankó.

Pubblicato

2022-01-02

Come citare

Mendonça, V. A. de ., & José Adelson Lopes. (2022). PINTURA CORPORAL E MEMÓRIA INDÍGENA: História e tradições religiosas entre os Jiripankó. Revista De Estudos Indigenas De Alagoas - Campiô, 1(1), 78–88. https://doi.org/10.48017/rc.v1i1.341