“QUANDO A PESSOA NASCE COM UM DOM, AÍ JÁ VEM COM ELE!”
Dona Salete e o ofício de parteira entre os Xukuru-Kariri
DOI:
https://doi.org/10.48017/rc.v1i1.337Palavras-chave:
Xukuru-Kariri, Mobilizações, Reconhecimento, CiênciasResumo
Reconhecido oficialmente em 1952, o povo Xukuru-Kariri, habitante em Palmeira dos Índios, município do Semiárido/Agreste alagoano, foi contemplado com a aquisição de uma faixa territorial pelo então Serviço de Proteção aos Índios (SPI) para a formação da Aldeia Fazenda Canto. A partir de 1979, em razão da insuficiência territorial e de outros processos políticos, os indígenas mobilizaram-se para retomarem uma propriedade considerada sagrada que estava sob a posse da Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios, denominada como Mata da Cafurna. No ínterim do reconhecimento estatal e de retomadas territoriais ocorridas nas últimas décadas do século XX, a indígena Maria da Salete Souza, conhecida como Salete Santana e “Dona” Salete, atualmente habitando na Aldeia Mata da Cafurna, exerceu o ofício de parteira por muitos anos até ser contratada para atuar formalmente pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI), auxiliando parturientes. A trajetória da “Dona” Salete foi marcada por diversas ocupações entre os Xukuru-Kariri, pois, além de ter trabalhado em uma função extremamente importante para o bom nascimento dos novos indígenas, constituiu grupos de enfrentamento contra capangas e pistoleiros contratados por fazendeiros para impedirem o avanço das retomadas de terra, tão importantes para possibilitar a permanência dos novos integrantes recém-nascidos junto ao povo. Desse modo, entrecruzar as distintas atuações da “Dona” Salete com os registros oficiais possibilitará entendermos os meandros internos de atuação do Estado entre os Xukuru-Kariri e a necessidade de reconquistar territórios invadidos por posseiros e fazendeiros interessados na ampliação da agropecuária e na concentração fundiária, símbolos de poder e fortalecimento das alianças políticas no interior alagoano.
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