INDÍGENAS NA BUSCA PELA EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO PRÁTICA DA LIBERDADE
DOI:
https://doi.org/10.48017/rc.v1i1.344Parole chiave:
Povos indígenas, Educação Superior, PernambucoAbstract
Buscamos refletir sobre os significados da educação superior para os povos indígenas em Pernambuco, considerando que a busca por essa formação acadêmica faz parte de um fenômeno que ocorre em vários países do mundo, onde existem povos que forçosamente foram submetidos às relações de contatos com outros povos de culturas distintas das suas, geralmente oriundos de outros continentes. Ao longo da história, os povos indígenas conquistaram direitos que demandam reconfigurações das relações entre sociedades indígenas e sociedades nacionais, dentre essas, a necessidade de autonomia para a autogestão do mundo indígena. Assim, se configurando a ideia de “Educação como prática da liberdade”. Seja a liberdade individual e/ou coletiva: a primeira, quando essa formação visa a mobilidade social do indivíduo; a segunda, quando essa formação promove a autonomia e autogestão dos territórios por meio da atuação de profissionais indígenas qualificados/as.
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