O SENTIDO DA PESQUISA CIENTÍFICA E OS MÉTODOS PARTICIPATIVOS DE INTERVENÇÃO NA REALIDADE

Reflexões a partir da ação junto ao povo indígena Truká

Autores/as

  • Marília Ruana Nascimento Moura Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Eduardo Vivian da Cunha Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Mariana Santos Diniz Universidade Federal do Cariri (UFCA)

DOI:

https://doi.org/10.48017/rc.v3i1.555

Palabras clave:

Colonialidade, Pensamento Descolonial, Comunidades Tradicionais

Resumen

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre ações e vivências promovidas pela Incubadora de Empreendimentos Populares e Solidários - ITEPS enquanto núcleo de pesquisa, extensão e cultura, através das atividades junto às comunidades indígenas. Buscou-se, assim, apontar os benefícios e desafios dos métodos de pesquisa participativa quando inseridos em comunidades tradicionais, mais especificamente, na comunidade indígena Truká, situada em Cabrobó-Pernambuco. Compreendemos que a discussão desses benefícios e desafios dos métodos participativos, quando aplicados às comunidades indígenas, é o pontapé inicial para a reformulação do pensamento colonial, o qual insere as comunidades tradicionais em uma bolha de estereótipos e deduções sem fundamentos na realidade local. A inserção nas comunidades indígenas se faz em várias etapas, ocorrendo a troca mútua de saberes acadêmicos e tradicionais entre os envolvidos na ação. 

Biografía del autor/a

Eduardo Vivian da Cunha, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Possui doutorado (2012) e mestrado (2008) em Administração pela Universidade Federal da Bahia e graduação em Engenharia Quimica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). É professor pela Universidade Federal do Cariri atuando nos cursos de Administração Pública, Administração e nas especializações em Inovação Social em Economia Solidária e em Permacultura e como coordenador do programa de Extensão Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários. Atualmente realiza Pós-Doutorado junto ao PPGA da UFRN. Atua principalmente com o seguintes temas: gestão social, economia solidária, incubação, permacultura e indígenas.

Mariana Santos Diniz, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduanda em Administração Pública e Gestão Social pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Membro do Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios (LaCITE-UFCA). Foi bolsista de Iniciação Científica com fomento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pela Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários (ITEPS-UFCA), entre os anos de 2021 a 2023. Possui experiência em projetos de pesquisa e extensão, com foco em Gestão Social, Comunidades Tradicionais, Economia Solidária, Gestão Democrática de Cidades e Contabilidade e Orçamento Público. Atualmente atua como bolsista de Iniciação Científica do CNPq na área de Finanças Públicas.

Publicado

2024-09-22

Cómo citar

Moura, M. R. N., Vivian da Cunha, E., & Santos Diniz, M. (2024). O SENTIDO DA PESQUISA CIENTÍFICA E OS MÉTODOS PARTICIPATIVOS DE INTERVENÇÃO NA REALIDADE: Reflexões a partir da ação junto ao povo indígena Truká. Revista De Estudos Indigenas De Alagoas - Campiô, 3(1), 106–116. https://doi.org/10.48017/rc.v3i1.555