O SENTIDO DA PESQUISA CIENTÍFICA E OS MÉTODOS PARTICIPATIVOS DE INTERVENÇÃO NA REALIDADE

Reflexões a partir da ação junto ao povo indígena Truká

Authors

  • Marília Ruana Nascimento Moura Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Eduardo Vivian da Cunha Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Mariana Santos Diniz Universidade Federal do Cariri (UFCA)

DOI:

https://doi.org/10.48017/rc.v3i1.555

Keywords:

Colonialidade, Pensamento Descolonial, Comunidades Tradicionais

Abstract

This work presents a reflection on actions and experiences promoted by the Incubadora de Empreendimentos Populares e Solidários - ITEPS as a center for research, extension, and culture, through activities with indigenous communities. The aim was to highlight the benefits and challenges of participatory research methods when applied in traditional communities, specifically within the Truká indigenous community located in Cabrobó, Pernambuco. We understand that the discussion of these benefits and challenges of participatory methods when applied to indigenous communities is the initial step toward the reformulation of colonial thinking, which places traditional communities in a bubble of stereotypes and unfounded deductions about local reality. Engagement with indigenous communities occurs in several stages, involving the mutual exchange of academic and traditional knowledge among those involved in the initiative.

Author Biographies

Eduardo Vivian da Cunha, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Possui doutorado (2012) e mestrado (2008) em Administração pela Universidade Federal da Bahia e graduação em Engenharia Quimica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). É professor pela Universidade Federal do Cariri atuando nos cursos de Administração Pública, Administração e nas especializações em Inovação Social em Economia Solidária e em Permacultura e como coordenador do programa de Extensão Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários. Atualmente realiza Pós-Doutorado junto ao PPGA da UFRN. Atua principalmente com o seguintes temas: gestão social, economia solidária, incubação, permacultura e indígenas.

Mariana Santos Diniz, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduanda em Administração Pública e Gestão Social pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Membro do Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios (LaCITE-UFCA). Foi bolsista de Iniciação Científica com fomento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pela Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários (ITEPS-UFCA), entre os anos de 2021 a 2023. Possui experiência em projetos de pesquisa e extensão, com foco em Gestão Social, Comunidades Tradicionais, Economia Solidária, Gestão Democrática de Cidades e Contabilidade e Orçamento Público. Atualmente atua como bolsista de Iniciação Científica do CNPq na área de Finanças Públicas.

Published

2024-09-22

How to Cite

Moura, M. R. N., Vivian da Cunha, E., & Santos Diniz, M. (2024). O SENTIDO DA PESQUISA CIENTÍFICA E OS MÉTODOS PARTICIPATIVOS DE INTERVENÇÃO NA REALIDADE: Reflexões a partir da ação junto ao povo indígena Truká. Revista De Estudos Indigenas De Alagoas - Campiô, 3(1), 106–116. https://doi.org/10.48017/rc.v3i1.555