UMA PESQUISA REALIZADA NA FORMAÇÃO INTERCULTURAL PARA EDUCADORES INDÍGENAS

Transformações na economia de uma aldeia no sul da Bahia

Autores

  • Rodrigo Braz da Conceição Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ilaine da Silva Campos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Genilson Soares de Santana Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.48017/rc.v2i2.532

Palavras-chave:

Aldeia Barra Velha. Pandemia da COVID-19. Povo Pataxó. Resiliência.

Resumo

O presente artigo apresenta parte da pesquisa desenvolvida como percurso acadêmico do primeiro autor, Indígena Pataxó do sul da Bahia, no âmbito do curso de Licenciatura em Formação Intercultural para Educadores Indígenas, com habilitação em Matemática. Relatamos sobre transformações vivenciadas na economia da aldeia indígena mãe Barra Velha, no território de Barra Velha, município de Porto Seguro, no sul da Bahia. Temos como objetivo discutir como aconteceu a pesquisa em tempos de distanciamento social, explicitando como as aprendizagens no curso de formação intercultural favorecem o desenvolver pesquisas nas comunidades indígenas, reconhecendo o protagonismo e autoria indígena. O artigo apresenta compreensões sobre as transformações da economia local durante a Pandemia da COVID-19 a partir de dados de entrevistas com quatro indígenas desta aldeia que atuavam nas principais atividades que geram renda para as famílias da comunidade. Para além das entrevistas, discutimos a introdução do Google Forms e utilizamos e analisamos as respostas ao questionário. A partir dos dados apresentados neste artigo, destaca-se a resiliência do povo Pataxó da aldeia Barra Velha na busca pela sobrevivência e fortalecimento de suas práticas culturais no tempo da Pandemia de COVID-19.

Biografia do Autor

Rodrigo Braz da Conceição, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Indígena Pataxó do Sul da Bahia. Porto Seguro, Bahia. Etnia Pataxó. Graduado na Licenciatura em Formação Intercultural para Educadores Indígena, com habilitação em Matemática, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Ilaine da Silva Campos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Mestrado em Educação e Docência da Faculdade de Educação da UFMG (Linha de Pesquisa: Educação Matemática). Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Cursou mestrado e doutorado na UFMG, no programa de Educação: Conhecimento e Inclusão Social. Temas principais de estudo: Modelagem Matemática na Educação Matemática, Educação Matemática Crítica, Formação de Professores que Ensinam Matemática, Formação de Professores Indígenas e Teoria da Atividade. Integrante (Lider) do grupo de pesquisa Teoria Histórico-Cultural da Atividade na Pesquisa em Educação (CHATER). Coordenadora do Subprojeto Formação Intercultural para Educadores Indígenas do Programa Residência Pedagógica (2022-2024).

Genilson Soares de Santana, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (2018), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020). Atualmente é doutorando em Matemática na Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Matemática com ênfase em análise funcional, teoria espectral, semigrupos de operadores e suas aplicações em equações diferenciais parciais.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Braz da Conceição, R. ., da Silva Campos, I., & Soares de Santana, G. (2023). UMA PESQUISA REALIZADA NA FORMAÇÃO INTERCULTURAL PARA EDUCADORES INDÍGENAS: Transformações na economia de uma aldeia no sul da Bahia. Revista De Estudos Indigenas De Alagoas - Campiô, 2(2), 69–84. https://doi.org/10.48017/rc.v2i2.532

Edição

Seção

Dossiê Temático (Re)existências indígenas no Brasil Republicano

Categorias