A historicidade educacional do povo Koiupanká

uma educação contextualizada a partir dos saberes tradicionais

Autores

  • Angélica Maria Silva dos Santos Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
  • Eimyslene Ferraz de Melo Santos Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
  • Gisely Martins da Silva Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) https://orcid.org/0000-0002-9182-3242

DOI:

https://doi.org/10.48017/rc.v2i1.414

Palavras-chave:

Indígena. Sertão. Identidade. Escolaridade.

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo discutir os aspectos pertinentes ao processo de aquisição do conhecimento empírico encontrado nas escolas e comunidades originárias, além de oportunizar a observação de como acontecem as abordagens na Educação Escolar Indígena. para tanto, em nossas discussões buscaremos potencializar, por meio da historicidade do povo Koiupanká, a estética de conhecimento tradicional como ponto de partida na proliferação dos conhecimentos e métodos de ensino e aprendizagem, abordados nas escolas indígenas, enfatizando a Escola Estadual Indígena Ancelmo Bispo de Souza, nas diversas faces e espaços da comunidade Koiupanká. Dentre outras premissas, é pertinente destacar que, no espaço escolar, pratica-se o respeito à ancestralidade como meio importante para a construção de uma escolaridade diferenciada, que visa contemplar os preceitos exigidos pelo sistema, sem anular a sua história, seus costumes e tradições. Além disso, neste texto pontuaremos os contextos que nortearam as reivindicações e lutas pela saúde, educação e território. Ao mesmo tempo em que iremos expor a importância do fortalecimento das práticas tradicionais como fonte de ascensão cultural e religiosa do citado povo e seu papel na formação de novos guerreiros com conhecimento de luta, tradição e mundo a partir do universo escolar.

 

Biografia do Autor

Angélica Maria Silva dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Indígena Koiupanká, graduanda em Letras no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (CLIND/AL), da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Polo Sertão. E-mail: angelica.santos@alunos.uneal.edu.br

Eimyslene Ferraz de Melo Santos, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Indígena Koiupanká, graduanda em Letras no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (CLIND/AL), da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Polo Sertão. E-mail: eimyslene.santos@alunos.uneal.edu.br

Gisely Martins da Silva, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Possui graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Alagoas (2015) e mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2017). Atualmente é doutoranda bolsista da Universidade Católica de Pernambuco e professora de língua portuguesa da Escola SESI e professora do curso de Letras do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena - da Universidade Estadual de Alagoas . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, Gêneros Textuais, Linguística Textual. Bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP/CAPES). Faz parte do comitê científico editorial da Revista Campiô. É corretora ortográfica da referida revista. É membro da Comissão de Linguística Textual da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). É autora de capítulos de livros na área de atuação.

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

Santos, A. M. S. dos, Santos, E. . ., & Martins, G. (2023). A historicidade educacional do povo Koiupanká: uma educação contextualizada a partir dos saberes tradicionais. Revista De Estudos Indigenas De Alagoas - Campiô, 2(1), 94–107. https://doi.org/10.48017/rc.v2i1.414

Edição

Seção

Dossiê Temático (Re)existências indígenas no Brasil Republicano

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