INDÍGENAS NA BUSCA PELA EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO PRÁTICA DA LIBERDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/rc.v1i1.344

Palavras-chave:

Povos indígenas, Educação Superior, Pernambuco

Resumo

Buscamos refletir sobre os significados da educação superior para os povos indígenas em Pernambuco, considerando que a busca por essa formação acadêmica faz parte de um fenômeno que ocorre em vários países do mundo, onde existem povos que forçosamente foram submetidos às relações de contatos com outros povos de culturas distintas das suas, geralmente oriundos de outros continentes. Ao longo da história, os povos indígenas conquistaram direitos que demandam reconfigurações das relações entre sociedades indígenas e sociedades nacionais, dentre essas, a necessidade de autonomia para a autogestão do mundo indígena. Assim, se configurando a ideia de “Educação como prática da liberdade”. Seja a liberdade individual e/ou coletiva: a primeira, quando essa formação visa a mobilidade social do indivíduo; a segunda, quando essa formação promove a autonomia e autogestão dos territórios por meio da atuação de profissionais indígenas qualificados/as.

Biografia do Autor

Maria da Penha da Silva, UFPE

Doutoranda em Antropologia/UFPE. Mestre em Educação pelo PPGEduc/CAA/UFPE (2015). Especialista em Culturas e História dos povos indígenas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE (2016). Licenciatura em Pedagogia pela Fundação de Ensino Superior de Olinda/FUNESO (1997). Formação do Ensino Médio no Curso de Magistério (1990). Professora efetiva na Educação Básica na Rede Municipal de Ensino da Cidade do Recife, desde 1996. Área de interesse: O ensino sobre a História e as culturas indígenas nas escolas não indígenas, e no Ensino Superior; Indígenas na Educação Superior. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Históricas, Educação e Culturas-NEPHECs/UFRPE; Laboratório de Estudos sobre Ação Coletiva e Cultura/UPE; e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Cultura Política, Educação e Diferenças NEPCPED - GT Étnico-racial/AESA.

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Publicado

2022-01-02

Como Citar

Silva, M. da P. da. (2022). INDÍGENAS NA BUSCA PELA EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO PRÁTICA DA LIBERDADE. Revista De Estudos Indigenas De Alagoas - Campiô, 1(1), 46–61. https://doi.org/10.48017/rc.v1i1.344