Análise da fenologia do Girassol Helianthus annuus L. variedade anão
Palavras-chave:
Dicotiledônea, Germinação, Matéria orgânicaResumo
Originário da América do Norte, o girassol, Helianthus annus L., é uma dicotiledônea anual, adaptada às mais diversas condições edafoclimáticas, cultivada em todos os continentes. No Nordeste Brasileiro, tem-se buscado estabelecer práticas de cultivo do girassol que permitam viabilizar sua exploração sob técnicas racionais e econômicas, principalmente, por ser uma planta de grande exigência nutricional. Nesse sentido objetivou-se com o presente trabalho conhecer o desenvolvimento fenológico do girassol Helianthus annuus L., em diferentes tipos de tratamentos com esterco animal. O experimento foi realizado em casa de vegetação situada na Universidade Estadual de Alagoas-Uneal Campus I no período de outubro de 2016 a janeiro de 2017, o delineamento experimental foi inteiramente casualizado com quatro tratamentos (solo com esterco bovino, solo com esterco caprino, solo com esterco aviário e solo sem esterco) e cinco repetições. De acordo com os resultados obtidos constatou-se que houve um bom índice de germinação das sementes de girassol – IG com 95%. Os resultados demonstraram que, não houve diferença significativa no desenvolvimento fenológico das plantas de girassol cultivadas nos diferentes tipos tratamento com esterco animal ricos em matéria orgânica, levando em conta a comparação com os girassóis cultivados em solo sem esterco. Infere-se que, nesta pesquisa o uso de fertilizantes naturais não influenciou significativamente no desenvolvimento das variáveis fenológicas analisadas nas plantas de girassol.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2017 Alverlan da Silva ARAÚJO, Diego Jorge da SILVA, Adriely Vital de Souza SILVA, Isabelle Cristina Santos MAGALHÃES, Rubens Pessoa de BARROS
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.