Physico-chemical and microbiological characteristics of water transported along the channel of the Alagoas “sertão”.
DOI:
https://doi.org/10.48180/ambientale.v12i4.241Palavras-chave:
Canal do sertão. Semiárido. Físico-química. Microbiologia. Doença de veiculaçāo hídrica.Resumo
A água do Canal do Sertão está exposta a reações físico-químicas e contaminações, em função da alta temperatura e incidência solar durante todo o ano. A água é fundamental para a qualidade de vida dos seres humanos. Com isso, é imprescindível que a água usada para abastecimento doméstico apresente características toxicológicas adequadas, livres de microrganismos patogênicos e substâncias nocivas à saúde. Tendo em vista o exposto, o presente trabalho objetivou avaliar a qualidade microbiológica e físico-química da água do canal de Sertão no Estado de Alagoas, através dos parâmetros de qualidade da água que foram analisados nos laboratórios do CESMAC, conforme métodos especificados em Standard Methods for the Examination of Waterand Waste Water, editado pela American Public Health Association APHA et al. (2017). Foram definidos 9 pontos de coleta, abrangendo a área de captação e os 90 km iniciais do canal.De acordo com os resultados, observou-se que alguns parâmetros avaliados não estiveram enquadrados, conforme diretrizes da legislação brasileira, no parâmetro cor, houve uma superação dos limites recomendados para o enquadramento; valores de sódio encontrados restringem o uso de água para o consumo humano e valores de magnésio obtidos na pesquisa estiveram abaixo do permitido para consumo humano e irrigação. Os demais parâmetros avaliados não apresentaram restrição de uso nem para irrigação nem para consumo humano. É necessário a avaliação da qualidade microbiológica ou sanitária da água do canal do sertão, antes de recomendá-la, para consumo humano ou irrigação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2020 Shyrlei Vieira da Silva, Jackeline dos Santos Pereira, Aldenir Feitosa dos Santos, Julielle dos Santos Martins, João Gomes da Costa, Walter Soares Costa Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.