Mapping remote sensing degradation in bamboo forest
DOI:
https://doi.org/10.48180/ambientale.v11i1.103Palabras clave:
Bambuzal, Desmatamento, DesertificaçãoResumen
Em regiões como o Norte, o crescimento e a produtividade de matas como bambuzais estão diretamente ligados à quantidade de água disponível no solo a partir da precipitação. O efeito conjunto de parâmetros biofísicos nos bambuzais pode interferir na degradação da superfície e na umidade superficial do solo (IUS) estimada por satélite, mais expressivamente do que tratados individualmente. Este trabalho teve como objetivos associar os possíveis núcleos de degradação ao uso e ocupação do solo e, analisar os efeitos dos parâmetros biofísicos no IUS obtido do sensor OLI em mata de bambuzal no estado do Acre. A técnica de classificação por árvore de decisão baseadas em regras predefinidas no NDVI, albedo e MDSI foi aplicada para espacializar a degradação da superfície utilizando-se dados das normais climatológicas de precipitação de 1987 a 2017. Observaram-se tendências de formações de núcleos de degradação formando uma margem de leste a oeste da área estudada associados à presença de solos expostos. Concluiu-se que o IUS relacionou-se muito bem com o índice de vegetação, albedo e a degradação obtidos do sensor OLI. Verificou-se processos de degradação intensa no bambuzal, resultando no aumento de áreas em processos de desertificação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Douglas Alberto da Silva OLIVEIRA, Jhon Lennon Bezerra da SILVA, Iug LOPES, Antonio Gebson PINHEIRO, Cícero Gomes dos SANTOS
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.