Entomofauna em área de Caatinga no município de Batalha – AL

Autor/innen

  • Thaíse da Silva Santos Universidade Estadual de Alagoas https://orcid.org/0000-0002-0208-651X
  • Rubens Pessoa de Barros Universidade Estadual de Alagoas, campus I - Arapiraca, Alagoas.

DOI:

https://doi.org/10.48180/ambientale.v13i2.291

Schlagworte:

Armadilha luminosa, Diversidade, Pitfall

Abstract

A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, mas está sofrendo degradação devido, principalmente, a sua fragmentação para atividades de mineração, pecuária e agricultura. A entomofauna associada à Caatinga ainda é pouco conhecida, mas estudos mostram que os insetos podem ser excelentes indicadores das condições ambientais por responderem às mais diversas modificações no local onde estão inseridos. Desta forma, objetivou-se com este trabalho analisar a diversidade entomológica presente em uma área de Caatinga fragmentada para a realização de atividades agropecuárias. Para a captura dos insetos, foram utilizadas sete armadilhas do tipo Pitfall dispostas no solo da propriedade e uma armadilha luminosa constituída de luz branca de 220 volts instalada na parte externa da residência-sede, e para a análise de diversidade entomológica, foi utilizado através do Excel® o índice de Shannon-Wiener (H’) adaptado para família. Durante o experimento realizado, foram capturados 456 exemplares de indivíduos da classe Insecta distribuídos em cinco ordens e onze famílias, sendo Coleoptera: Scarabaeidae e Hymenoptera: Formicidae as mais abundantes na localidade. A diversidade de entomofauna encontrada através do índice de Shannon-Wiener (H’) considerando a adaptação realizada para analisar as famílias, foi de H’ = 0,88, considerado relativamente baixo. Conclui-se que o fragmento de Caatinga no qual foi realizado o levantamento de entomofauna mostrou um baixo índice de biodiversidade associada aos insetos e sugere-se a execução de novas coletas por meio de uma maior variedade de tipo de armadilhas implantadas e com a exploração de mais pontos da área de estudo.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Thaíse da Silva Santos, Universidade Estadual de Alagoas

Técnica em Agroindústria pelo Instituto Federal de Alagoas em 2017 e graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Alagoas, já atuou como voluntária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UNEAL 2018-2020) da própria IES e é atualmente bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/FAPEAL/UNEAL 2021) desenvolvendo análises microbiológicas no Polo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca com a própolis vermelha frente a bactérias Gram-positivas e Gram-negativas e monitora do Programa de Monitoria-Voluntária na disciplina de Embriologia e Histologia. Integra o Grupo de Pesquisa ECOSISTEM (CNPq) que possui como linhas de pesquisa a microbiologia ambiental, conservação da Biodiversidade, ambiente rural e urbano e exclusão/inclusão social, meio ambiente e direitos socioeconômicos e qualidade do ar, das águas e do solo.

Rubens Pessoa de Barros, Universidade Estadual de Alagoas, campus I - Arapiraca, Alagoas.

Possui graduação em CIÊNCIAS com habilitação em Biologia pela UNEAL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Sergipe. Doutorado em Proteção de Plantas pelo Centro de Ciências Agrárias- CECA da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Especialização em Educação do Campo pela Farmat-MG, Especialização em Ciências do Ambiente pela PUC-MG e Metodologia do Ensino pela FIA-SP. Professor Titular do Departamento de Ciências Biológicas da UNEAL - Universidade Estadual de Alagoas. Coordenador de área do PIBIDBIOLOGIAUNEAL - Campus I. Tem experiência nas áreas do Ensino de Pesquisa e Extensão. Área de Ecologia, Biologia da Conservação e Biodiversidade, atuando principalmente nos seguintes eixos: Ecologia e Biodiversidade, Entomologia, Hortaliças, Etnobiologia, Biologia do Solo. Saúde e Meio Ambiente. Educação Ambiental. Práticas Investigativas na Formação de Professores. Líder do GEMBIO - Grupo de Estudos Ambientais e etnobiológicos. Coordenador Institucional do Programa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES/UNEAL (2018/2020)..Coordenador Institucional do Programa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES/UNEAL (2020/2021/2022).

Veröffentlicht

2021-07-16

Zitationsvorschlag

da Silva Santos, T., & Pessoa de Barros, R. (2021). Entomofauna em área de Caatinga no município de Batalha – AL. Revista Ambientale, 13(2), 53–59. https://doi.org/10.48180/ambientale.v13i2.291

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in