Water consumption of coriander under irrigation strategy with saline water in rural Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.48180/ambientale.v11i1.114Schlagworte:
Demanda hídrica. Qualidade da água. EvapotranspiraçãoAbstract
A determinação do consumo hídrico do Coentro com a utilização de água salina é um fator importante com a situação encontrada no semiárido. Dessa forma, objetivou-se encontrar o consumo hídrico da cultura do coentro utilizando água salina no agreste de Alagoas. O experimento foi conduzido em casa de vegetação pertencente ao curso de Agronomia da Universidade Federal de Alagoas, Campus de Arapiraca, no período compreendido entre agosto e setembro de 2018. Foi adotado o delineamento inteiramente casualizados (DIC), com 5 tratamentos e 4 repetições, totalizando 20 parcelas experimentais. O tratamento foi constituído por 5 lâminas de irrigação (L1: 50; L2: 75; L3: 100; L4:125 e L5:150% da ETc (evapotranspiração da cultura). A parcela foi representada por um recipiente plástico com capacidade para 5,0 L. As lâminas de irrigação foram determinadas por meio do sistema SLIMCAP (sistema lisimétrico de informações para monitoramento do consumo de água pelas culturas) instalados na área experimental. As variáveis analisadas foram: Altura de Planta (AP), Número de Hastes (NH), Comprimento da Raiz (CR), Massa Fresca da Parte Aérea (MFPA), Massa Fresca da Raiz (MFR), Massa Seca da Parte Aérea (MSPA), Massa Seca da Raiz (MSR) e Massa Seca Total (MST). O maior valor encontrado para todas as variáveis analisadas foi para lâminas de irrigação superior a 100% da ETc. Assim, mesmo utilizando água salina, a cultura do coentro é capaz de produzir.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2019 Julianna Catonio da SILVA, Luis Felipe Ferreira COSTA, Jerônimo dos Anjos OLIVEIRA, Anderson Victor Alves de FARIAS, Lucas Elias A`'quim Silva SANTOS, Márcio Aurélio Lins dos SANTOS
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell 4.0 International.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.