Yield of hybrid corn (Zea mays L.) AG 1051 under different plant populations under drip irrigation in Agreste Alagoano
DOI:
https://doi.org/10.48180/ambientale.v12i1.190Palavras-chave:
Silagem. Segurança alimentar. Pecuária.Resumo
- O milho é um dos principais cereais atualmente cultivados em todo o mundo, servindo para a alimentação humana, alimentação animal e matérias-primas para a indústria, destacando-se por suas qualidades nutricionais. Convém ressaltar que a água interfere basicamente em todas as fases do desenvolvimento dessa planta, e por isso, é crescente o investimento dos produtores rurais em sistemas de irrigação, sobretudo em regiões áridas e semiáridas. Assim, objetivou-se com esta pesquisa, avaliar o rendimento do milho (híbrido AG 1051) em função de diferentes espaçamentos a fim de maximizar sua produtividade no período de estiagem sob condições de plantio em irrigação deficitária. A pesquisa foi realizada no Polo Tecnológico Agroalimentar – Arapiraca e os testes foram em uma área experimental, tendo cada parcela 4 linhas, espaçadas entre si por 80cm e cada linha com 5m de comprimento. Foram utilizados três diferentes espaçamentos entre plantas: 10cm, 20cm e 30cm. A irrigação foi deficitária, cuja lâmina diária de água foi 2,5 mm/dia. As variáveis avaliadas foram: peso da biomassa total, das folhas, dos caules, das espigas e das inflorescências masculinas. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com quatro repetições e os dados submetidos à análise estatística pelo software SISVAR e os resultados plotados em gráficos através do software Origin. Por fim, obteve-se rendimento satisfatório e considerável para uma região onde comumente ocorre perda de safra devido à estiagem, pois mesmo a cultura requisitando uma certa quantidade de água na irrigação, foi possível obter resultados eficientes utilizando um sistema de irrigação deficitário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Rafael Lima Vieira dos SANTOS, João Pedro Ferreira BARBOSA, Willian Cleisson Lopes de SOUZA, Luiz Eduardo Bezerra SILVA, Dacio Rocha BRITO, Davi Bibiano BRITO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.