Contextualizando conhecimentos e interações a partir de grãos: vivências em uma turma da EJA
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Contexto social, Ensino-AprendizagemResumo
O artigo é resultado de um projeto desenvolvido em uma turma de EJA e teve como temática contextualizar a partir das vivências dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, os conhecimentos adquiridos com experiências vividas a partir do plantio dos grãos relacionando-os com a educação. Desenvolveu-se no projeto atividades com grãos onde os alunos pudessem se integrar melhor, propondo uma aprendizagem significativa, motivadora e contextualizada relacionando teoria e prática, através da qual possibilitou a turma uma dinâmica de interação e ajuda mútua dentro da sala de aula. A importância de analisar os contextos sociais nos quais a classe trabalhadora constrói sua história. A metodologia utilizada foi qualitativa valorizando as particularidades e experiências individuais dos sujeitos. O campo de observação e ação limitou-se a uma turma multisseriada do 1º Segmento da EJA, através de entrevistas e questionários. No processo de construção observou-se a relação de colaboração e troca de experiência nos relatos de cada sujeito.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Brena Conceição MEDEIROS, Káren Silva Carvalho CORREIA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.