Contextualizando conhecimentos e interações a partir de grãos: vivências em uma turma da EJA

Autores

  • Brena Conceição MEDEIROS
  • Káren Silva Carvalho CORREIA

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Contexto social, Ensino-Aprendizagem

Resumo

O artigo é resultado de um projeto desenvolvido em uma turma de EJA e teve como temática contextualizar a partir das vivências dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, os conhecimentos adquiridos com experiências vividas a partir do plantio dos grãos relacionando-os com a educação. Desenvolveu-se no projeto atividades com grãos onde os alunos pudessem se integrar melhor, propondo uma aprendizagem significativa, motivadora e contextualizada relacionando teoria e prática, através da qual possibilitou a turma uma dinâmica de interação e ajuda mútua dentro da sala de aula. A importância de analisar os contextos sociais nos quais a classe trabalhadora constrói sua história. A metodologia utilizada foi qualitativa valorizando as particularidades e experiências individuais dos sujeitos. O campo de observação e ação limitou-se a uma turma multisseriada do 1º Segmento da EJA, através de entrevistas e questionários. No processo de construção observou-se a relação de colaboração e troca de experiência nos relatos de cada sujeito.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

MEDEIROS, B. C., & CORREIA, K. S. C. . (2018). Contextualizando conhecimentos e interações a partir de grãos: vivências em uma turma da EJA. REVEXT - Revista De Extensão Da Universidade Estadual De Alagoas - UNEAL, 3(2), 17–24. Recuperado de https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/145