Contextualizando conhecimentos e interações a partir de grãos: vivências em uma turma da EJA
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Contexto social, Ensino-AprendizagemResumo
O artigo é resultado de um projeto desenvolvido em uma turma de EJA e teve como temática contextualizar a partir das vivências dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, os conhecimentos adquiridos com experiências vividas a partir do plantio dos grãos relacionando-os com a educação. Desenvolveu-se no projeto atividades com grãos onde os alunos pudessem se integrar melhor, propondo uma aprendizagem significativa, motivadora e contextualizada relacionando teoria e prática, através da qual possibilitou a turma uma dinâmica de interação e ajuda mútua dentro da sala de aula. A importância de analisar os contextos sociais nos quais a classe trabalhadora constrói sua história. A metodologia utilizada foi qualitativa valorizando as particularidades e experiências individuais dos sujeitos. O campo de observação e ação limitou-se a uma turma multisseriada do 1º Segmento da EJA, através de entrevistas e questionários. No processo de construção observou-se a relação de colaboração e troca de experiência nos relatos de cada sujeito.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2018 Brena Conceição MEDEIROS, Káren Silva Carvalho CORREIA
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.