A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA FRENTE ÀS TIC E O LETRAMENTO DIGITAL
Palavras-chave:
Letramento Digital, TIC em sala de aula, IdentidadesResumo
O presente trabalho foi realizado com apoio da FAPEAL – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. É fato que a educação hodierna necessita abundantemente das Tecnologias de Informação e Comunicação para a realização das mais diversas tarefas cotidianas, em sala de aula e fora dela. Essa constatação remete a questão do letramento digital que corresponde ao conjunto de técnicas materiais e intelectuais, de práticas, de atitudes, de modos de pensamentos e valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço (LÉVY, 1999). Nesse sentido, a aquisição do letramento digital faz-se necessária para que se haja maior efetividade no que tange o uso das TIC em sala de aula, contribuindo, assim, para a construção da identidade docente na contemporaneidade. Diante disso, a presente pesquisa, situada no campo da Linguística Aplicada, objetiva descrever a construção da identidade docente com enfoque na aquisição do letramento digital, tomando como base a análise de narrativas autobiográficas de professores de língua materna de escolas públicas de Alagoas, como também, por meio de observações contidas no diário de campo do pesquisador. Constatou-se, então, que a identidade docente se encontra em constante (trans)formação e descentralização (HALL, 2003) e que, com base nos dados coletados, viu-se a fruição das identidades sociais, linguísticas e religiosas que constroem – diariamente – a formação dos professores.
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