A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA FRENTE ÀS TIC E O LETRAMENTO DIGITAL

Autores/as

  • Silvio Nunes da SILVA JÚNIOR
  • Eliane Bezerra da SILVA

Palabras clave:

Letramento Digital, TIC em sala de aula, Identidades

Resumen

O presente trabalho foi realizado com apoio da FAPEAL – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. É fato que a educação hodierna necessita abundantemente das Tecnologias de Informação e Comunicação para a realização das mais diversas tarefas cotidianas, em sala de aula e fora dela. Essa constatação remete a questão do letramento digital que corresponde ao conjunto de técnicas materiais e intelectuais, de práticas, de atitudes, de modos de pensamentos e valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço (LÉVY, 1999). Nesse sentido, a aquisição do letramento digital faz-se necessária para que se haja maior efetividade no que tange o uso das TIC em sala de aula, contribuindo, assim, para a construção da identidade docente na contemporaneidade. Diante disso, a presente pesquisa, situada no campo da Linguística Aplicada, objetiva descrever a construção da identidade docente com enfoque na aquisição do letramento digital, tomando como base a análise de narrativas autobiográficas de professores de língua materna de escolas públicas de Alagoas, como também, por meio de observações contidas no diário de campo do pesquisador. Constatou-se, então, que a identidade docente se encontra em constante (trans)formação e descentralização (HALL, 2003) e que, com base nos dados coletados, viu-se a fruição das identidades sociais, linguísticas e religiosas que constroem – diariamente – a formação dos professores.

Publicado

2017-12-28

Cómo citar

SILVA JÚNIOR , S. N. da, & SILVA, E. B. da. (2017). A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA FRENTE ÀS TIC E O LETRAMENTO DIGITAL. REVEXT - Revista De Extensão Da Universidade Estadual De Alagoas - UNEAL, 2(1), 123–134. Recuperado a partir de https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/127