A preparação profissional dos docentes na atuação e os recursos pedagógicos como auxílio aos alunos com necessidades educacionais especiais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48178/intersecao.v5i1.520

Resumo

RESUMO: A pesquisa teve como objetivo geral analisar como é a prática pedagógica aplicada para as crianças com necessidade especiais. Como objetivos específicos identificar como a Educação Especial vem sendo trabalhada dentro da sala de aula. Descrever como esta prática vem sendo trabalhada em sala de aula com as crianças. É de grande importância, que o professor seja conhecedor e especializado nesta área educacional de ensino e aprendizagem que seja interessado nas crianças como seres humanos em seu desenvolvimento. Na execução desta investigação utilizamos a pesquisa quali-quantitativa que favoreceu compreender os fatores que beneficiam ou prejudicam a aprendizagem dos alunos com deficiência. Sendo esta realizada por meio da pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, e como instrumentos o questionário e a observação.

Palavras-chave: Educação Especial, Preparação Profissional, Necessidades Educacionais, Alunos com Deficiência, Professores Especializados.

 

RESUMEN: El objetivo general de esta investigación fue analizar cómo se aplica la práctica pedagógica a los niños con necesidades especiales. Los objetivos específicos fueron identificar cómo se ha abordado la Educación Especial en el aula. Describir cómo se ha trabajado esta práctica en el aula con los niños. Es de gran importancia que el docente conozca y se especialice en esta área educativa de enseñanza y aprendizaje y se interese por los niños como seres humanos en su desarrollo. En la realización de esta investigación se utilizó la investigación cualitativa-cuantitativa que favoreció la comprensión de los factores que benefician o dificultan el aprendizaje de los alumnos con discapacidad. Para ello se utilizó la investigación bibliográfica, la investigación de campo y como instrumentos los cuestionarios y la observación.

Keywords: Educación Especial, Preparación Profesional, Necesidades Educativas, Alumnos con Discapacidad, Profesores Especializados.

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Biografia do Autor

Cleudson Rodrigues Gomes, Universidad Interamericana

Professor da Rede Municipal de Ensino de Tabatinga/Amazonas/Brasil, Mestrando em Educação pela Faculdade de Pós-Graduação da Universidad Interamericana (2023); Especialista em Matemática e Fisica pela Faculdade de Ciienciias de Venceslau Bras (2017); Especilista em Educação Especial pela Facaldad e Kurios (2018); Formado em Licenciatura Plena em Matematica Pela Universidade Federal do Amazonas (2014).

Ricardo Santos de Almeida, Universidad Interamericana/Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado: Educación pela UI (2022) reconhecido pela UNIVALI (2022). Doutorando em Geografia na UFSM. Mestrado: Master of Science in Emergent Technologies in Education pela MUST UNIVERSITY reconhecido pela UNICID (2023); e Geografia pela UFS (2016). Especializações: Cartografia e Sensoriamento Remoto pela FAMEESP (2022); Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - com Ênfase em Didática pelo IFRN (2020), Geografia Humana e Econômica pela UNINTER (2019), Administração Pública pela UCAM (2016); Geografia e Meio Ambiente pela UCAM (2014); Educação do Campo pela UCAM (2013); Formação para a Docência do Ensino Superior (2011). Graduações: Pedagogia pela UNINTER (2018), Geografia Licenciatura pela UFAL (2014), Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela FAA (2009). Desenvolve pesquisas relacionadas às temáticas: agronegócio, território e territorialidades, processos de ensino-aprendizagem em Geografia, Educação de Jovens, Adultos e Idosos, e Educação do/no campo. Docente da rede pública de Porto Calvo/AL. Pesquisador do: Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRÁRIO/UFAL) desde 2009; Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional (GEPAR/UFAL); Geoprocessamento e a Cartografia no Ensino de Geografia (GCEG/UFAL) desde 2016; Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens, Adultos e Idosos e Campesinos (NUPEEJAIC/UNEAL) desde 2020; do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (UFSM) e Grupo de Pesquisas: Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (GEPEPF/UFRN) desde 2021, e Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas sobre Diversidade e Educação do Sertão Alagoano (NUDES-UFAL) desde 2022. É associado a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH), e ao Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas (CPFreire), onde atua como Conselheiro Fiscal. Representante Suplente da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH) na Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA), desde 2023. E-mail: ricardosantosal@gmail.com.

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Publicado

2023-09-28

Como Citar

Gomes, C. R., & Almeida, R. S. de. (2023). A preparação profissional dos docentes na atuação e os recursos pedagógicos como auxílio aos alunos com necessidades educacionais especiais. Revista Interseção, 5(1), 21–36. https://doi.org/10.48178/intersecao.v5i1.520

Edição

Seção

Educação e Direitos Humanos