The internationalization of Graduate Programs in Education in Brazil: perspectives and challenges

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48178/intersecao.v7i1.463

Resumo

ABSTRACT
This study aims to analyze the internationalization of graduate programs in education in Brazil, with a view to identifying the perspectives and challenges of this practice. To this end, an exploratory, qualitative research was carried out through document analysis of the quadrennial evaluation reports of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The results indicated that, despite the advances observed in recent years, the internationalization of graduate programs in education in Brazil still presents incipient, with low participation of foreign researchers and few partnerships established with international institutions. Among the challenges identified, the need to expand the linguistic training of teachers and students, encourage international mobility and consolidate strategic partnerships with renowned institutions stand out. It is concluded that internationalization is a relevant practice for the qualification of graduate programs in education in Brazil, and the adoption of public policies and strategic actions is necessary for its strengthening.

Keywords: Internationalization. Graduate education. Perspectives. Challenges. Brazil.

 

RESUMO
Este estudo tem como objetivo analisar a internacionalização dos programas de pós-graduação em educação no Brasil, com vistas a identificar as perspectivas e os desafios dessa prática. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, qualitativa, por meio da análise documental dos relatórios de avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados indicaram que, apesar dos avanços observados nos últimos anos, a internacionalização dos programas de pós-graduação em educação no Brasil ainda se apresenta incipiente, com baixa participação de pesquisadores estrangeiros e poucas parcerias estabelecidas com instituições internacionais. Dentre os desafios identificados, destacam-se a necessidade de ampliar a formação linguística de docentes e discentes, incentivar a mobilidade internacional e consolidar parcerias estratégicas com instituições de renome. Conclui-se que a internacionalização é uma prática relevante para a qualificação dos programas de pós-graduação em educação no Brasil, sendo necessária a adoção de políticas públicas e ações estratégicas para seu fortalecimento.

Palavras-chave: Internacionalização. Pós-graduação. Perspectivas. Desafios. Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodger Roberto Alves de Sousa, GEBE OPORTUNIDADES

Mestrando em MGCTI (Pausado) - UCB. Possui Licenciatura em Educação Física pela UniFaveni (2023). Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Alfamérica (2016). Graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Católica de Brasília (2011). Possui especializações em Docência e Gestão na Educação Básica; Gestão Pública e Logística Empresarial e MBA em Administração Pública pela FacuMinas (2023). Docência do Ensino Superior pela Faculdade Alfamérica (2016). MBA em Gestão de Pessoas (2014); Psicopedagogia Clínica e Empresarial (2013) pela Universidade Católica de Brasília. Possui formação técnica em Segurança do Trabalho (2015) pela ETEBRAS. É Fundador do Grupo Social de Empregos - GEBE, desde 2011. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicopedagogia; tutoria; docência, avaliação de trabalhos científicos; tutoria ead.

Downloads

Publicado

2025-09-04

Como Citar

Sousa, R. R. A. de. (2025). The internationalization of Graduate Programs in Education in Brazil: perspectives and challenges. Revista Interseção, 7(1), 348–356. https://doi.org/10.48178/intersecao.v7i1.463

Edição

Seção

Educação no/do Campo - Educação Contextualizada