QUEM SÃO OS ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA INTERCULTURAIS INDÍGENA DO POLO SERTÃO?

Uma experiência de pesquisa com uso da Estatística na associação entre teoria e prática

Auteurs-es

  • Allan dos Santos Universidade Estadual Alagoas (UNEAL-CLIND); Secretaria Municipal Educação Maceió/AL (SEMED); IFAL/UAB/DIREAD
  • Rosa de Lima Medeiros Neta Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) https://orcid.org/0000-0003-3592-4927

DOI :

https://doi.org/10.48017/rc.v2i2.543

Mots-clés :

Ensino da estatística, Prática educacional, Ensino Superior, Curso de Pedagogia

Résumé

Este artigo faz uma reflexão sobre a possibilidade de trabalhar uma disciplina associando a teoria e a prática. Aqui apresenta-se um relato de experiência vivenciado no sexto período do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Pedagogia com a disciplina Estatística aplicada à Educação no Polo Sertão. Portanto, o objetivo é apresentar os resultados pesquisa realizada pelos discentes da referida turma. O enfoque metodológico aplicado neste relato de experiência foi de cunho descritivo, através de uma pesquisa de campo utilizando questionário semiestruturado e caracterizado pela observação e participação dos estudantes envolvidos. Os resultados mostraram que além de relacionar teoria e prática na aprendizagem de conteúdos criou um ambiente mais motivador para os estudantes envolvidos possibilitou elaborar um perfil dos estudantes matriculados nos cinco cursos do polo em epígrafe. Além disso, permitiu que os estudantes superassem desafios possibilitando que estes assumam o protagonismo de seus conhecimentos como requer a formação docente.

Bibliographies de l'auteur-e

Allan dos Santos, Universidade Estadual Alagoas (UNEAL-CLIND); Secretaria Municipal Educação Maceió/AL (SEMED); IFAL/UAB/DIREAD

Pos-Doutorado en Liderazgo para la Gestión e Innovación Educativa en una Sociedad Inclusiva pela UAA. Doutor em Ciências da Educação (UAA/2023 - Reconhecido pela Universidade Católica de Petrópolis - UCP). Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento, na área temática de Educação Matemática, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL/2008). Especialista nos Cursos de Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (IFES/MEC/2021), Instrumentação para o Ensino de Matemática (UFF/2008), Supervisão Escolar (UFRJ/2002) e Formação em Mídias na Educação (UFAL/2013). Graduado nos Cursos de Matemática (Licenciatura Plena) pela UNIR e em Pedagogia (Licenciatura Plena), também, pela UNIR. Técnico Superior em Tecnologia Naval pela Universidad Autónoma Técnica del Beni na Bolívia (1998). Ensino Médio formação Curso Magistério (1989) formação professores series iniciais. Como professor tenho atualmente experiência na Educação Básica (Ensino Fundamental, EJAI e Médio) nas disciplinas de Matemática/Física/Estatística/TCC, como Professor do Estado de Alagoas (SEDUC) no Curso Normal Médio (Instituto de Educação) CEPA/13GERE, formação de Professores do Ensino Médio, e Ensino Fundamental na Escola Municipal de Maceió/AL disciplina de Matemática. No Ensino Superior atuei como Professor da UNEAL (Universidade Estadual de Alagoas) no Programa PROLIND - Campus III e Programa PROESP e Professor Auxiliar da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) no Curso Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, disciplinas de Cálculo Numérico e Álgebra Linear. Atualmente Ensino Superior atuo como Professor e Tutor nos Cursos de Administração Pública, Letras e Biologia a Distância e Pós-Graduação em Gestão Pública e Rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal) pela UAB/IFAL/CAPES. Atuação como professor e Tutor modalidade EAD pela DEREAD/IFAL e CED/UAB/CAPES/UNCISAL. Professor supervisor Programa PIBID/UFAL. Avaliador do projeto pelo programa PIBIC - 2020/CHAMADA DE PROJETOS 2020/2021. Avaliadores de Matemática, das obras no âmbito do PNLD 2023 (Objeto 1). Professor do Programa CLIND/UNEAL (Curso de Licenciatura Indígena), Universidade Aberta do Brasil/UNEAL (Curso de Pós-graduação) e Programa PARFOR EQUIDADE na formação de professores indígenas da Educação Básica pelo PAFOR/UNEAL (EDITAL REITORIA N. 048/2024). Especialista avaliador em Processo Avaliativo dos Planos de Cursos Técnicos ofertados por Instituições Privadas de Ensino Superior (IPES/SETEC) - Edital 48/2022. Avaliador de Cursos pelo INEP/MEC acordo PORTARIAS DE 17 DE SETEMBRO DE 2018 no Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do SINAES, para o ato autorizativo de Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento. Parecerista ad-hoc, avaliando projetos de pesquisa Edital PIBIC 2024-2025 pela UNEAL.Temas atuantes: Educação, Educação matemática, Formação e identificação docente, Saberes docentes e Ensino da matemática em EAD, Educação escolar Indígena.

Rosa de Lima Medeiros Neta, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Possui Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe/UFS (2002). Especialista em Desenvolvimento Regional no Espaço do Semiárido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN). Atualmente, é professora Assistente da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Tem experiência na área de Geografia com ênfase em Geografia Humana. Foi Diretora do Campus III da UNEAL, no período de 25 de março de 2009 a 28 de junho de 2011. Membro do Conselho Superior da UNEAL (CONSUL/UNEAL) no mesmo período. Coordenadora Interina do Curso de Geografia. Líder do Grupo de Pesquisa e Extensão em Geografia e Meio Ambiente (GPEGMA), cadastrado no DGP/CNPq desenvolvendo pesquisas nas áreas de Território, Poder, Representações e Identidades enfatizando pesquisas interdisciplinares. Colaboradora do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (LIFE), na UNEAL integrou o subprojeto: Intersaberes - Laboratório de Integração de Saberes em Pedagogia, Letras, Geografia, Matemática e Ciências Biológicas - Campus III/Palmeira dos Índios/AL. Atualmente é Coordenadora do curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Geografia (CLIND/AL) e Vice-coordenadora do Curso de Licenciatura em Geografia e Editora Executiva da Revista Campiô ISSN 2764-3352 (https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/campio/index) e colaboradora do Projeto de Extensão Terceira Idade na Universidade. Coordenadora voluntária do Programa de Iniciação à Docência - PIBID.

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Publié-e

2024-09-08

Comment citer

dos Santos, A., & Medeiros Neta, R. de L. . (2024). QUEM SÃO OS ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA INTERCULTURAIS INDÍGENA DO POLO SERTÃO? : Uma experiência de pesquisa com uso da Estatística na associação entre teoria e prática . Revista De Estudos Indigenas De Alagoas - Campiô, 3(1), 80–105. https://doi.org/10.48017/rc.v2i2.543