O Ensino Médio e a identidade Pataxó na comunidade Indígena Coroa Vermelha

O Ensino Médio e a identidade Pataxó na comunidade Indígena Coroa Vermelha

Authors

  • VERÔNICA SILVA SANTOS COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA COROA VERMELHA
  • Francisco Vanderlei Ferreira da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia no Campus de Porto Seguro
  • Shirley Ribeiro de Souza Amaro

DOI:

https://doi.org/10.48017/rc.v3i2.594

Keywords:

Educação Indígena Pataxó, Identidade e resistência.

Abstract

This article has as its research object the process of implementing the Coroa Vermelha Indigenous State College, how the demand for the College came about by the Pataxó Coroa Vermelha people and what its first decade of existence has been like. The research method used was Document Analysis, which has as its method analyzing documents to collect information, data, records indirectly, from the perspective of understanding the interpersonal relationships and people of those involved. After analyzing the information, it was possible to conclude that the College needed to overcome some diversities that are imposed on Indigenous Schools, however it is also concluded that the College is currently a space for collective construction by the Pataxó Coroa Vermelha community, with the perspective of adding the various strategies used by the Pataxó to strengthen, belong and maintain the otherness of being Pataxó.

Author Biography

Francisco Vanderlei Ferreira da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia no Campus de Porto Seguro

Possui doutorado em Linguística e Língua Portuguesa (2013) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestrado em Linguística (2005) e Graduação em Letras (2000), ambos pela Universidade de Brasília. Concluiu o pós-doutoramento com estudo sobre educação Intercultural na UNIRIO. Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia no Campus de Porto Seguro. Coordena a Ação Saberes Indígenas na Escola. É líder do grupo de pesquisa GETII - Grupo de Estudo em Temática Indígena e Interculturalidade e participa da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica AIIIIPe. Atua com pesquisa, ensino e extensão nas temáticas de Política Linguística (revitalização/retomada e ensino de língua indígena no contexto do Nordeste Indígena), Educação Intercultural/decolonial (educação escolar indígena, sala multisseriada de escola indígena, educação profissional e tecnológica em comunidades tradicionais) e Produção de Material Didático para escolas indígenas.

Published

2025-04-24

How to Cite

SILVA SANTOS, V., Vanderlei Ferreira da Costa, F. ., & Ribeiro de Souza Amaro, S. (2025). O Ensino Médio e a identidade Pataxó na comunidade Indígena Coroa Vermelha: O Ensino Médio e a identidade Pataxó na comunidade Indígena Coroa Vermelha. Revista De Estudos Indigenas De Alagoas - Campiô, 3(2), 5–16. https://doi.org/10.48017/rc.v3i2.594