A LITERATURA NATIVA DA MULHER GUARANI_MBYA:

Jera Giselda

Authors

  • Adriane Aparecida de Souza Mahl Mangaroti Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Rosana Iriani Daza de Garcia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) https://orcid.org/0000-0002-4314-953X

DOI:

https://doi.org/10.48017/rc.v3i1.534

Keywords:

Native Literature, Guarani Culture, Memories.

Abstract

The native literature and the production made by their women is the topic of this article wich is also having the objective of identifying the sociocultural performances mentioned in one of the jera giselda  stories:  “As queixadas e outros contos guaranis” (2013).the educated dynasty was guarani-mbya and the exemplar got prized in 2014 by the national book foundation for children and youth. With the analizys of the stories we introduce another vision of marginalized groups including indigens and women while pretending the knowledge of sociocultural universe of them and the prejudices that their own scriptures are still suffering nowadays. The procedure performed during our research was based on bibliography and documental reviews. Finally we concluded that memorie is the base of sociocultural performance in this type of literature and itself readings minimize the social concepts showed through out the native woman.

Author Biographies

Adriane Aparecida de Souza Mahl Mangaroti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em Letras/ Espanhol pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS, possui Segunda Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados- UNIGRAN. É Especialista em Educação Especial (UNIVALE) e Docência EAD (UNIGRAN). Mestra em Literatura e Práticas Culturais pela Universidade da Grande Dourados- UFGD. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Estudos de Linguagens, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS. Trabalha como Revisora de Textos no Centro Universitário da Grande Dourados -UNIGRAN e também ministra aulas da disciplina de Literatura Infantojuvenil no curso de Letras EaD na UNIGRAN. Atuou também como docente de Língua Portuguesa e Itinerário Formativo (Novo E.M.) na rede estadual de ensino de MS.

Rosana Iriani Daza de Garcia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

É Doutora em Estudos de Linguagens do PPGEL/POS/FAALC 2022, com mestrado pelo Pós-Graduação em Letras da UFGD 2019, sua dissertação foi a primeira em espanhol na FACALE/UFGD e graduação em Educação e especialidade em Língua e Literatura Espanhola (Venezuela-2013) e tecnólogo em pedagogia (Venezuela-2011). Aprovou disciplinas do curso de Licenciatura em Letras-Habilitação Português/Espanhol na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS-Dourados) e atualmente cursa segunda licenciatura na terceira serie do curso de Licenciatura em Letras-Habilitação Português/Inglês na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS-Dourados). Possui experiência como professora de Espanhol na UFMS Aquidauana. Como membro e colaboradora participou na Cátedra Sergio de Mello da UFGD e do Programa de Educação Tutorial PET-UFGD (2018-2021), Participa na Associação Venezuelana para o ensino do Espanhol como língua estrangeira (ASOVELE). Atua principalmente nas seguintes áreas de pesquisa: Literatura Hispano-americana de autoria feminina, translinguagem e decolonialidade. Tem experiência na área de Extensão universitária em Estratégias de Leitura e Escrita no ensino de línguas adicionais. Como escritora com o livro Mulher inmigrante" foi convidada para a Feira do Livro em Brasília, no Festival de Inverno em Bonito do, no Festival literário de SESC Corumbá 2019; publicou um segundo livro ?Te presto mi maleta? e realizou junto com a Secretaria do Município de Dourados, um projeto de acolhimento linguístico/literário para os imigrantes , é escritora, atriz, intérprete e tradutora do programa da AGENOVA da "UFMS INTERNACIONAL"

Published

2024-09-22

How to Cite

Aparecida de Souza Mahl Mangaroti, A., & Iriani Daza de Garcia, R. (2024). A LITERATURA NATIVA DA MULHER GUARANI_MBYA:: Jera Giselda. Revista De Estudos Indigenas De Alagoas - Campiô, 3(1), 117–130. https://doi.org/10.48017/rc.v3i1.534