Indígenas nordestinos:

sobre desafios e reexistências curriculares/culturais do povo Kariri-Xocó e Pankararu Opará por meio da educação

Autor/innen

  • Idiane Crudzá
  • Railane Tavares
  • William de Goes Ribeiro Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.48017/rc.v3i2.608

Schlagworte:

cultura, currículo diferenciado, indígenas no Nordeste

Abstract

O objetivo deste texto é apresentar alguns desafios que os povos indígenas nordestinos enfrentam diariamente para sustentar a cultura e a educação em que acreditam. Na luta em territórios mapeados buscam criativamente produzir currículos, que põem em curso uma política cultural. Como todo currículo, em nosso entendimento, há uma negociação híbrida na relação com o outro. Para compor este texto, a escrita está assinada a três mãos, conectadas a corpos distintos-interligados, os quais não se limitam ao biológico. Com isto, espera expor a forma criativa, inventiva e guerreira como têm sido conduzidas as propostas educacionais nos distintos contextos, envolvendo os povos Kariri-Xocó e Pankararu Opará. O trabalho indica relações e hibridizações na leitura de tais processos, não uma resposta dada e uma verdade estabelecida.

Veröffentlicht

2025-04-24

Zitationsvorschlag

Crudzá, I. ., Tavares, R. ., & de Goes Ribeiro, W. (2025). Indígenas nordestinos:: sobre desafios e reexistências curriculares/culturais do povo Kariri-Xocó e Pankararu Opará por meio da educação . Revista De Estudos Indigenas De Alagoas - Campiô, 3(2), 82–103. https://doi.org/10.48017/rc.v3i2.608