Biofenologia da Pimenta do Gênero Capsicum frutensces em diferentes tipos de Substratos
Mots-clés :
Culinária, Nutricional, Matéria orgânicaRésumé
No Brasil as pimentas são utilizadas em quase todos os Estados, elas têm uma grande importância econômica maior, devido ao seu grande valor nutricional atribuído às proteínas, glicídios, lipídios, minerais vitaminas, água e celulose ou fibras. Objetivou-se com este trabalho acompanhar o desenvolvimento da planta de pimenta Cayene (Capsicum frutensces L.), em vasos com diferentes tipos de substratos, avaliando a sua fenologia. O trabalho foi conduzido em casa de vegetação na Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL, Campus I em Arapiraca-AL. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com quatro tratamentos e 10 repetições, solo normal T0, solo com esterco bovino T1, solo com esterco ovino T2, e solo com esterco aviário T3. A avaliação foi através do teste de Tukey, a 5% de probabilidade. As sementes foram semeadas em bandejas de isopor e após foram transplantadas para os vasos de poliestireno. As coletas foram realizadas a cada semana registrando-as em planilha, as variáveis, Altura da planta (AP) Número de folhas (NF), Diâmetro do caule (DC), Botões florais (BF), Quantidade de flores (QFL), Quantidade de frutos (QF), Peso (PS), Quantidade de sementes (QS), Lóculos (L), Diâmetro do fruto (DMF). Com os resultados verificou-se que o solo com esterco ovino apresentou diferença significativa quando comparado com os outros tratamentos. Neste trabalho foi possível concluir, que o desenvolvimento da pimenta Cayene em diferentes tipos de solos com substratos diferentes teve um desenvolvimento fenológico promissor.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Eliane dos SANTOS, Joice Kessia Barbosa dos SANTOS, Tamara Taís dos SANTOS, Aleyres Bispo CHAGAS, Ligia Sampaio REIS, Rubens Pessoa de BARROS 2017
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.