Spatio-temporal environmental characterization of the Pontal River Basin in the State of Pernambuco
DOI :
https://doi.org/10.48180/ambientale.v11i1.105Mots-clés :
Análise fisiográfica, Uso da terra, Sensoriamento RemotoRésumé
As zonas rurais e urbanas estão passando por transformações do uso do solo de forma significativa. Estas mudanças têm afetado o uso da terra, principalmente nas áreas marginas às urbanas. É ao longo destas áreas onde o processo de expansão urbana entra em conflito com o uso da terra para fins agrícolas. Um recurso inestimável neste contexto é o sensoriamento remoto, que aparece como uma ferramenta de avaliação dos processos de transformação territórial. Técnicas de observação de dados adquiridos por satélites em variação temporal e espacial possuem potencial de detectar, identificar e mapear as mudanças no uso da terra. O objetivo do trabalho foi realizar uma caracterização atual do uso da terra e análise espaço-temporal das modificações ao longo dos períodos de 2000 a 2010, 2010 a 2015 e 2000 a 2015, na Bacia do Rio Pontal, usando dados Landsat Thematic Mapper (TM). De acordo com os resultados obtidos, pode-se concluir que na região estudada houve um crescimento considerável de área destinada à agricultura irrigada, redução das áreas de caatinga densa ou substituição da mesma por caatinga aberta e solo exposto e por fim se observou a redução dos corpos hídricos da região.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Iug LOPES, Clovis Manoel Carvalho RAMOS, Brauliro Gonçalves LEAL, Douglas Alberto de Oliveira SILVA 2019
![Licence Creative Commons](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.