Diversidade da fauna edáfica em áreas com diferentes coberturas vegetais em Junqueiro, Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.48180/ambientale.v13i4.320Palabras clave:
Fauna edáfica. Solo. Diversidade.Resumen
A fauna edáfica está presente em diversos solos e representa uma grande diversidade de espécies, desempenhando atribuições fundamentais para o ambiente. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a diversidade da fauna edáfica em três áreas com diferentes coberturas vegetais, uma plantação de macaxeira (Manihot esculenta), uma área de pasto de capim (Megathyrsus maximus) e um fragmento de mata. Foram coletadas cinco amostras de solo em cada área, numa parcela de 1000 m², a amostragem foi feita com a utilização de um gabarito de 0,30 x 0,30 cm. A coleta ocorreu no mês de abril de 2021 e todo material coletado foi feito a triagem manualmente, e posteriormente, acondicionados em um recipiente com álcool a 70%. Foram coletados 103 animais edáficos, sendo 84 na serrapilheira e 13 no solo da mata, 4 no solo da plantação e 2 no solo do pasto. As classes Insecta e Arachnida foram as mais abundantes dentre os animais identificados, sobretudo as ordens Araneae, Hymenoptera e Isoptera. Dessa forma, mostra-se que a serrapilheira da mata foi a amostra mais abundante e que o solo da mata, do cultivo de macaxeira e capim teve pouca diversidade de fauna edáfica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2021 Mirca Melo Rodrigues da Silva, Rubens Pessoa de Barros, Bruna Caroline Lima Vital, Luana Gomes da Silva, Lyslem Riquelem de Araújo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.