Difficulties in the elaboration and execution of environmental education projects in public schools

Autores/as

  • Cristiano Cunha Costa Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.48180/ambientale.v12i2.203

Palabras clave:

Educação ambiental. Projetos de educação ambiental. Escolas públicas.

Resumen

O presente trabalho se apesenta como um relato de experiências vividas durante a elaboração e execução de projetos de educação ambiental de forma participativa por professores e alunos em escolas públicas da cidade de Aracaju e do interior do estado de Sergipe. O objetivo é relatar sobre as dificuldades enfrentadas durante a elaboração e execução dos projetos de educação ambiental em escolas públicas, que muitas vezes culminam no não atendimentos dos objetivos propostos. Observa-se que há pouco interesse de alguns professores no envolvimento dos projetos, falta conhecimento prático e teórico sobre educação ambiental, gerando uma confusão sobre termos como multi e pluridisciplinar, inter e transdisciplinar e resultando em ações ambientais restritas a datas comemorativas. Além disso, o Projeto Político Pedagógico de algumas escolas não contempla as ações de educação ambiental. Tais projetos de educação ambiental exigem uma nova configuração no meio escolar com objetivos e metodologias interdisciplinares, envolvendo a qualificação do professor e inclusão do saber ambiental a nova proposta político-pedagógica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-07-17

Cómo citar

Costa, C. C. (2020). Difficulties in the elaboration and execution of environmental education projects in public schools . Revista Ambientale, 12(2), 8–22. https://doi.org/10.48180/ambientale.v12i2.203