SILICATO DE POTÁSSIO VIA FOLIAR NÃO INFLUENCIA TEORES DE CLOROFILA EM CULTIVAR DE SOJA
DOI:
https://doi.org/10.48180/ambientale.v16i4.598Keywords:
Fisiologia vegetal. Nutrição de plantas. Silício.Abstract
A soja é uma cultura de grande importância agrícola devido a sua ampla utilização na alimentação humana, animal e na indústria. No entanto, são buscadas frequentemente no mercado tecnologias que propiciem o seu melhor desenvolvimento. Com isso, o uso do silicato de potássio tem se mostrado promissor na cultura da soja, contribuindo de forma significativa para o melhor desempenho da soja devido aos inúmeros benefícios ocasionados as plantas, sejam eles de caráter físico, químico ou fisiológico. Entretanto, diferentes são as respostas quanto ao uso dessa tecnologia em diferentes cultivares, mesmo que pertencentes a mesma espécie. Com isso, este estudo objetivou avaliou o impacto da aplicação foliar de silicato de potássio nos teores de clorofila a, b, total e na razão a/b da cultivar de soja FTR3191 IPRO. O experimento foi com cinco doses de silicato de potássio (0, 250, 500, 1000 e 2000 ml ha-1) aplicadas em delineamento de blocos ao acaso com três repetições por tratamento. As doses silicato de potássio analisadas não influenciaram nos teores de clorofila. O silicato de potássio pode não ter ocasionado efeito nos teores de clorofila devido as plantas de soja estarem em condições não estressantes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
License
Copyright (c) 2024 Júlio Renovato dos Santos, Genilza Almeida da Graça, João Pedro Ferreira Barbosa, Wendel de Melo Massaranduba, Marielly Rodrigues Santos, Thiago Herbert Santos Oliveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.