Avaliação da resistência à penetração em um argissolo vermelho distrófico
Keywords:
Variabilidade espacial, Penetrômetro, GeoestatísticaAbstract
Na busca de agricultura de base sustentáveis, faz-se necessário o conhecimento da variabilidade espacial das propriedades físicas do solo. Neste sentido, este trabalho tem o objetivo de avaliar a variabilidade da resistência do solo à penetração, fazendo uso da estatística descritiva. O ensaio foi realizado na área experimental da UFAL – Campus Arapiraca. O solo em estudo foi o Argissolo Vermelho distrófico. A área foi demarcada, formando uma malha retangular com pontos equidistantes de 5 x 10 m. Realizou-se o georreferenciamento com auxílio do GPS. A malha conta com seis linhas por oito colunas, num total de 48 pontos, em cada um desses pontos foi determinada a resistência do solo à penetração (RSP) através do penetrômetro de impacto. A transformação dos dados de campo de impactos DM-1 para MPa foi feita pela equação (1):R(MPa)=(5,6+6,89NI)0,098) (1) em que: NI = número de impactos dm-1; e 0,098 = fator adicionado na equação para passar os dados de kgf cm² para N m² (Mpa). Foram feitas análises estatísticas de média, mediana, desvio-padrão, assimetria, curtose e coeficiente de variação dos atributos químicos do solo. A normalidade foi testada através do teste W (Shapiro-Wilk, 1965) a 5% de probabilidade. Os “outliers” foram definidos segundo Libardi et al. (1996). Os métodos geoestatísticos permitem o zoneamento da área em pousio definindo regiões específicas com os maiores níveis de compactação, possibilitando ferramentas para manejo da área.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Pedro Geywson de Souza SIQUEIRA, Maria Gilberlândia Ferreira FERRO, Valdevan Rosendo dos SANTOS, Márcio Aurélio Lins dos SANTOS, Telliane Santos Salgueiro SILVA, Cícero Gomes dos SANTOS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.