Estudo de caso: o manejo da vinhaça nas terras agrícolas da Usina Seresta S.A no município de Teotônio Vilela-AL
Keywords:
vinhaça, potássio, fertirrigaçãoAbstract
Com a expansão da indústria sucroalcooleira, surgiu também a preocupação com o descarte eficiente dos resíduos gerados por este setor. Assim, como solução a está problemática, sugeriu-se a utilização da vinhaça, principal subproduto das indústrias de açúcar e álcool, rica em matéria orgânica e nutrientes, na fertirrigação de solos como fonte potássica e aumento da produtividade agrícola. Objetivou-se com o presente estudo conhecer o manejo da vinhaça e a sua influência na fertirrigação das terras agrícolas da Usina Seresta S.A, no município de Teotônio Vilela – AL, avaliando através da análise físico-química os níveis de potássio (kg/m³) expressos nas amostras do resíduo e comparando os teores de P, K, Ca, Mg e MO apresentados nas amostras de solo. Os dados coletados referem-se à safra 2008/2009. Foram seis (06) amostras de caldo (vinhaça) e doze (12) amostras de solo, sendo seis
(06) da Fazenda Madeira e seis (06) da Fazenda Piauí, com e sem aplicação de vinhaça, respectivamente. As análises das amostras foram realizadas pela Central Analítica LTDA em Maceió/AL. A análise dos resultados indicou que a vinhaça produzida pela referida Usina é destinada para a fertirrigação dos solos agrícolas, observando considerável aumento nas quantidades de fósforo, potássio e CTC do solo, mostrando-se economicamente viável para a cultura da cana-de-açúcar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2010 Janine Bezerra SANTOS, Laís Suzane Silva SANTOS, Rubens Pessoa de BARROS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.