LETRAMENTO LITERÁRIO E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO ENSINO SUPERIOR: A LEITURA DO TEXTO POÉTICO COMO UM PROCESSO DIALÓGICO

Authors

  • Ronaldo Gomes dos SANTOS
  • Amanda Ramalho de Freitas BRITO

DOI:

https://doi.org/10.48179/revext.v4i1.148

Keywords:

Contação de histórias, Intersemiótica, Discurso poético

Abstract

O presente artigo insere-se no âmbito de reflexões sobre o texto poético em sala de aula a partir da leitura crítica e da recepção de poemas apresentados pela perspectiva da contação de histórias. A contação de histórias sempre teve um papel determinante na educação e no processo de assimilação do texto literário, e em sociedades antigas representava o eixo central de transmissão de valores através da narrativa oral, como se deu na África do poeta Amadou Ampâté Bá. Muitos textos literários participaram do processo de contação de história, transformando-se em canto ou discurso vocal, transmitido oralmente pelo povo, como aconteceu com a Divina Comédia, de Dante Alighieri, o que aponta Zumthor (2010) ao falar das travessias entre escrita e oralidade. Nesse sentido, procuramos pensar a contação de história como um processo dialógico, que permite ao aluno o conhecimento dos textos poéticos em suas dimensões estéticas, históricas e intersemióticas, posto que uma das características do discurso poético é a sua remissão densa a outros discursos, criando em torno do discurso poético um espaço múltiplo de apreensão, ou seja, um espaço intertextual. Tal espaço reverbera, além das citações diretas e indiretas, um diálogo com temas e signos de modo a gerar em cada novo texto um aprofundamento ou reelaboração de sentido. Por isso, como parte do processo de contação de histórias procuramos mostrar de que modo a poesia pode ser incorporada ou recriada por outras mídias, destacando os vários modos de contar histórias. Para a realização dessa pesquisa, nosso método se baseou no viés crítico-teórico de Kleiman (1989), que ao falar sobre o ensino de leitura, destaca que se faz necessário pensar a relação entre teoria e prática a partir da proposta de leitura como interação de processos. Esse viés teórico colabora para a formação crítica do leitor de literatura do curso de Letras, já que o coloca diante das várias possibilidades de compreensão de um tema ou de fatores e espaços locais, figurando o caráter universal da literatura e da história. Há nesse percurso dialógico de leitura e contação de histórias tanto o letramento literário quanto a humanização do leitor. Dessa forma, fizemos um recorte da pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual de Alagoas, nas turmas de Crítica Literária e de Literatura Comparada, considerando a contação de histórias em sala de aula por meio da relação entre textos da oralidade, textos escritos e texto fílmico.

Published

2019-07-31

How to Cite

SANTOS, R. G. dos ., & BRITO, A. R. de F. (2019). LETRAMENTO LITERÁRIO E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO ENSINO SUPERIOR: A LEITURA DO TEXTO POÉTICO COMO UM PROCESSO DIALÓGICO. REVEXT - Revista De Extensão Da Universidade Estadual De Alagoas - UNEAL, 4(1), 24–35. https://doi.org/10.48179/revext.v4i1.148