PROJETO ESCOLA DA TERRA: Formação e vivências de escolas multisseriadas no Estado de Alagoas

Autor/innen

  • Claudia Maria de LIMA
  • Reinaldo SOUZA
  • Gleica Maria Correia MARTINS

Schlagworte:

Território, Educação do campo, Marco Legal, Cultura, Identidade

Abstract

O projeto de extensão Escola da Terra, desenvolvido pela Universidade Federal de Alagoas, foi um curso de aperfeiçoamento para professores das séries multisseriadas da rede estadual e municipal de Alagoas. Objetivou estudar a Educação do Campo no território alagoano, com o intuito de valorizar os vínculos com a terra e fomentar a reprodução sociocultural articulado com as áreas do conhecimento, para isso foi trabalhado: conceitos de educação do campo, territórios; interesses e perspectivas globais e locais para a educação do campo; representação social dos sujeitos do campo, povos indígenas e quilombolas no século XXI; influência da cultura de massa nas comunidades camponesas e seu desdobramento na educação, etnomatemática e linguagens. Todas essas atividades foram realizadas na metodologia da Alternância Pedagógica, composta por 120 horas de Tempo-Universidade e 60 horas de Tempo-Comunidadedesenvolvida em período de 10 meses com docentes de 08 municípios. Como projeto-piloto, acreditamos, o objetivo foi alcançado e revelou as forças e fragilidades dos sistemas envolvidos.

Veröffentlicht

2017-12-28

Zitationsvorschlag

LIMA, C. M. de ., SOUZA, R., & MARTINS, G. M. C. . (2017). PROJETO ESCOLA DA TERRA: Formação e vivências de escolas multisseriadas no Estado de Alagoas. REVEXT - Revista De Extensão Da Universidade Estadual De Alagoas - UNEAL, 2(1), 240–251. Abgerufen von https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/136