Fluxos em Educação Escolar Indígena no Nordeste Brasileiro: conquistas, desafios e (re)invenções
No Nordeste brasileiro, segunda região com concentração em povos indígenas do país (IBGE, 2022), inúmeras têm sido as experiências construídas com a Educação Escolar Indígena. Algumas dessas experiências têm sido pioneiras, como projetos de revitalização linguística e propostas curriculares, que têm influenciado grupos indígenas de outras regiões do país. Neste sentido, a proposta acena para a construção de um balanço acerca da Política de Educação Escolar Indígena no Nordeste brasileiro, em resposta às tentativas de homogeneização das políticas neoliberais. O dossiê acolherá propostas que apresentem pesquisas em Educação Escolar Indígena, perpassadas por experiências de formação inicial e continuada de professores(as) indígenas, políticas de retomada e revitalização linguística nas escolas, produções curriculares e de materiais didáticos e outras formas de fazer e encantar a escola. Serão acolhidas experiências de formação das licenciaturas indígenas, do programa Saberes Indígenas, dentre outras experiências.
Prazo de submissão 01 de Julho até 30 de setembro de 2024
Diocleciano Mendonça Potiguara (UFRN)
José Carlos Carlos Batista Magalhães Tupinambá (UnB)
Nahima Costa Castro Pataxó (UFSB)
Paulo de Tássio B. da Silva (UFSB)
Rosilene Cruz de Araújo Tuxá (UNIFAP)