Sulla rivista

Foco e Escopo

A Revista Campiô objetiva criar um espaço de diálogo e reflexões sobre a História, Múltiplas Linguagens, Cultura, Educação, Religião, Etnografia, Território, Patrimônio, Ancestralidade, Protagonismos, Negações, Silenciamentos e Imagens sobre os povos indígenas no Nordeste brasileiro e, especialmente, em Alagoas. Com isso, a intenção é construir um espaço de discussão sobre a participação de tais povos na história local e nacional, bem como oferecer subsídios necessários à compreensão das realidades vividas pelos indígenas na contemporaneidade.

Além de se converter em referência científica, pretendemos estimular a divulgação de pesquisas e trabalhos acadêmicos nas várias áreas do saber que se detenham sobre a temática indígena e, dessa forma, fomentar a indissociabilidade entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Ética

Os editores adotam as medidas necessárias para identificar e impedir a publicação de trabalhos que atentem contra a ética e o direito de propriedade, sendo esta ação a primeira condição para continuidade da avaliação pelos pares. Caso tais práticas só sejam identificadas após a publicação, a revista poderá excluir o artigo ou corrigi-lo, além de publicar retratações ou esclarecimentos, se necessário.

Submissões

A revista Campiô tem periodicidade semestral e é composta pelas seguintes seções:

Dossiê temático

Cada número da revista é composto por um conjunto de artigos com até 15 laudas (aproximadamente 30.000 caracteres com espaços);

Artigos livres

 Produções resultantes de atividades relacionadas a temas de interesse da revista e adequados ao seu foco e escopo, obedecendo ao limite de 15 laudas (aproximadamente 30.000 caracteres com espaços);

Resenha

Texto crítico sobre determinada obra (livro, filme ou documentário) lançada no ano anterior à chamada da revista. Deverá ter um limite de 05 laudas (aproximadamente 10.000 caracteres com espaços);

Ensaio Fotográfico

Ensaios fotográficos, com até 8.000 caracteres, com espaços, que resultem de pesquisas etnográficas, trabalho de campo e de estudos antropológicos, compostos de 8 a 12 fotografias, respeitando o tamanho mínimo de 1600 pixels do lado maior.

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista Campiô publicará somente trabalhos inéditos em português, com resumos em inglês. Os originais apresentados para publicação nas seções Dossiê Temático, Artigos Livres e Resenha são submetidos ao processo de avaliação cega por pares, feita por membros do Conselho Editorial ou por parecerista ad hoc convidados. Cada trabalho será avaliado por dois especialistas da área de conhecimento, em caso de divergência de pareceres, será encaminhado a um terceiro parecerista, possuidores do título de doutor.

Os pareceristas recebem os textos sem quaisquer identificações de autoria, assegurando a avaliação às cegas. A decisão editorial é tomada pelos editores do dossiê e pelo editor científico, pautados nos pareceres recebidos. Os autores recebem os pareceres transcritos sem identificação dos avaliadores e com a decisão sobre o aceite, a indicação de correções ou o não aceite do seu texto. Quando solicitada a correção, o autor tem até 20 dias para apresentar a nova versão corrigida e esta passará por nova avaliação e será, definitivamente, aceita ou recusada. Sendo aprovado, o trabalho passará a etapa de preparação de originais para publicação.

O período estimado entre a submissão e a publicação (passando pelas etapas de avaliação e correção) será de 8 a 12 semanas.