APRESENTAÇÃO: INFÂNCIAS E JUVENTUDES NO NORDESTE BRASILEIRO

HISTÓRIA, SAÚDE E EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/rc.v2i2.546

Palavras-chave:

HISTÓRIA, SAÚDE, EDUCAÇÃO

Resumo

O presente dossiê ‘Infâncias e Juventudes Indígenas’ reune trabalhos multidisciplinares sobre as gerações mais novas de povos indígenas habitantes do Brasil. O dossiê é composto por contribuições de autoras e autores indígenas e não-indígenas, docentes e acadêmicos em formação. As etnias e localidades contempladas nos trabalhos são: Xukuru do Ororubá (Pesqueira e Poção-PE), Maxakali, Botocudo e Pataxó (Sul da Bahia), Fulni-ô (Águas Belas-PE), Karuazu, Katokinn e Jeripankó (Pariconha-AL).

Biografia do Autor

Suzana Santos Libardi, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professora adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na Unidade Palmeira dos Índios, onde desenvolve ações de pesquisa-extensão com/sobre crianças de povos e comunidades tradicionais no Grupo de Leitura em Estudos da Infância (GLEI), vinculado ao Laboratório de Pesquisa e Extensão em Psicologia Escolar Educacional do Semiárido Alagoano (LAPES-UFAL). É vice-presidente pela regional Nordeste da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) - biênio 2022-23. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou Doutorado Sanduíche no Exterior no Norwegian Centre for Child Research (NOSEB), Trondheim-Noruega. Atua também junto ao Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão sobre Diversidade e Educação do Sertão Alagoano (NUDES-UFAL) e Núcleo de Pesquisa sobre Infâncias, Juventudes e Políticas Públicas (NIJUP-UFF). Tem experiência na área de Psicologia Social e Estudos da infância, atuando principalmente nos seguintes temas: relações intergeracionais, proteção da infância, infâncias de povos e comunidades tradicionais.

Leônidas de Santana Marques, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão. Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio na School of Global Studies da University of Sussex (Reino Unido). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Foi coordenador de área do PIBID Pedagogia (2014) e coordenador de gestão do PIBID/Campus do Sertão (2014-2018). Foi coordenador do curso de Pós-graduação lato sensu em Educação no Semiárido (2016-2018). É pesquisador dos Grupos GEPAR (Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional), GCEG (Geoprocessamento e a Cartografia no Ensino de Geografia) e NUAGRARIO (Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais) da UFAL, GPECT (Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais) da UFS e do Laboratório de Estudos Regionais em Geografia da Universidade de São Paulo (LERGEO/USP). É professor bolsista no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena - Geografia (CLIND/UNEAL). É membro da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), Seção Aracaju. Tem trabalhado principalmente com: educação do campo; metodologia do ensino de geografia; formação docente; teorias do desenvolvimento; Estado e políticas públicas.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Santos Libardi, S., & Marques, L. de S. (2023). APRESENTAÇÃO: INFÂNCIAS E JUVENTUDES NO NORDESTE BRASILEIRO: HISTÓRIA, SAÚDE E EDUCAÇÃO. Revista De Estudos Indigenas De Alagoas - Campiô, 2(2), 1–4. https://doi.org/10.48017/rc.v2i2.546

Edição

Seção

Dossiê Temático (Re)existências indígenas no Brasil Republicano

Categorias