As vias do patrimônio

breves notas sobre tradição e identidade entre o grupo étnico Jiripankó

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/rc.v2i1.415

Palavras-chave:

Alagoas, Indígenas, Memória, Processo identitário, Tradição religiosa

Resumo

Este trabalho tem como objetivo problematizar as diferentes vias discursivas do patrimônio, principalmente aquelas vinculadas para auxiliar na compreensão de identidades, memórias e experiências de distintos grupos ou comunidade. Para tanto, utilizei as concepções de tradição e identidade entre o grupo étnico Jiripankó, localizado territorialmente no munícipio de Pariconha, alto sertão alagoano. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, com base em autores como Smith (2006; 2017); Gonçalves (1996); Braga (2019); Barth (2003; 2011); Peixoto (2018); Rodrigues (2020); Oliveira (2004), e de dados produzidos em campo, através de conversas, observações e anotações em diário de campo lançarei um quadro analítico para compreender a relação entre patrimônio e o processo identitário dos Jiripankó.

Biografia do Autor

Yuri Franklin dos Santos Rodrigues, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestrando em Antropologia Social pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em História e Antropologia pela Faculdade Única de Ipatinga, em Ciências humanas e sociais aplicadas e o mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em Ciências Sociais pela Faculdade Focus. Graduado em História pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Atualmente é professor substituto de História na Rede Municipal de Educação do município de Coité do Nóia. Membro do Grupo de Pesquisas em História Indígena de Alagoas (GPHIAL); Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual em Alagoas (AVAL); Grupo de Pesquisa em Memória, Identidade e Território (GPMIT). Desenvolve pesquisas sobre os temas: memória, identidade étnica, imagem e patrimônio.

Siloé Soares de Amorim, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Possui graduação em Antropologia Social pela Escola Nacional de Antropologia e História (1996), mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é docente da Universidade Federal de Alagoas/UFAL. Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia indígena, antropologia, imagem e comunicação, antropologia do audiovisual, antropologia social, Antropologia da Saúde. É Conselheiro do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) Alagoas/Sergipe e Vice coordenador do AVAL - Antropologia Visual de Alagoas. Ensina no Curso de Ciências Sociais e no Programa de Pós Graduação em Antropologia Social do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

Rodrigues, Y. F. dos S., & Soares de Amorim, S. . (2023). As vias do patrimônio: breves notas sobre tradição e identidade entre o grupo étnico Jiripankó. Revista De Estudos Indigenas De Alagoas - Campiô, 2(1), 20–33. https://doi.org/10.48017/rc.v2i1.415

Edição

Seção

Dossiê Temático (Re)existências indígenas no Brasil Republicano

Categorias