Eventos extremos de precipitação de maio de 2006 sobre Alagoas: uma análise de suas causas e seus impactos
Palavras-chave:
POA, Precipitação, Costa Leste do Nordeste do Brasil, Sistemas FrontaisResumo
Nos dias 01 e 16 de maio de 2006 as estações localizadas nos Estados da costa leste no Nordeste Brasileiro apresentaram totais de precipitação acumulada acima da normal climatológica. No Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia, Alagoas, em grande parte do Ceará e no setor oeste dos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco os eventos dessa natureza causam perda de vida humana e grandes prejuízos socioeconômicos. Neste estudo, tais eventos foram analisados utilizando, dados de Reanálise do NCEP/NCAR, da Secretária Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Alagoas (SEMARH/AL), imagens do satélite GOES-8 e GOES+Meteosat (CPTEC/INPE) e dados de precipitações convencionais (Proclima). O tempo severo e as enchentes decorreram de dois fatores, são eles: as perturbações no campo dos ventos alísios que se associou com à penetração de um Sistema Frontal e o segundo, aos eventos que ocorreram com o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Tais sistemas foram intensificados pela convecção local, que contribui para um maior desenvolvimento vertical das nuvens de chuva, e pelo fornecimento de calor latente, devido as temperaturas de superfície do mar (TSM) próximo a costa do NEB estarem acima do normal, o que contribui para que os totais pluviométricos se apresentassem acima da normal climática para as regiões.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2010 Anderlan Henrique Batista SIQUEIRA, Nayara Arroxelas dos SANTOS, Cristiano da Silva CARDOSO, Wially Roger Tavares SANTOS, Luiz Carlos Baldicero MOLION
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.