Parasitoses como fator ambiental de interferência negativa nos processos de ensino e aprendizagem em duas escolas de Santana do Ipanema – AL.
Mots-clés :
Enteroparasitoses, Aprendizagem, Ensino FundamentalRésumé
Parasitoses se constituem em um agravo ao organismo que lhes alberga, principalmente se estes organismos são crianças que estão em fase escolar e necessitam que todos os fatores que possam influenciar negativamente no desenvolvimento de sua cognição estejam ausentes nesta fase. Com isso o presente trabalho teve como objetivo investigar a ocorrência de enteroparasitos em alunos do ensino fundamental e determiná-la como fator ambiental de interferência negativa no processo de ensino e aprendizagem em duas escolas de Santana do Ipanema – AL. Para tanto, foi entregue aos professores um questionário contendo sintomas relacionados à presença de enteroparasitos no corpo de uma criança, para que estes observassem grupos de cinco alunos por uma semana. Posteriormente foi feito um parasitológico de fezes desses alunos. Estes dados foram computados e confrontados através da estatística do Qui-quadrado que revelou haver pouca relação entre sintomas observados e presença de parasitos no corpo das
crianças, no entanto, os coeficientes de associação (fi) e (gama) mostraram que existe pouca relação embora
com associação positiva, respectivamente, entre sintomas observados e presença de enteroparasitos. Conclui-se, portanto, que a presença de parasitos no corpo de crianças se constitui em um fator de interferência negativa para o processo de ensino e aprendizagem.
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(c) Tous droits réservés Israel Gomes de Amorim SANTOS, Antônio Rodrigues da CRUZ JÚNIOR, Loane Márzia Lopes COSTA, Wellyngton Chaves Monteiro da SILVA 2010
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