Importância da palma forrageira (Nopalea cochenillifera Salm Dyck) para a agropecuária do semiárido alagoano
Schlagworte:
Água, Palma miúda, LeiteAbstract
O trabalho foi realizado nos municípios de Major Izidoro e Batalha, localizados na região semiárida do Estado de Alagoas, com o objetivo de conhecer a importância da palma forrageira (Nopalea cochenillifera) para a realidade na qual o produtor está inserido. Aplicou-se questionário para verificar área plantada com palma forrageira e fez-se comparação com outras culturas utilizadas na alimentação animal. Foram escolhidos ao acaso, vinte produtores de leite, sendo dez com área acima de 100 hectares e dez com área inferior a 100. Verificou-se ainda, as espécies de palma forrageira plantadas e qual o percentual das propriedades rurais destinadas à plantação de palma forrageira, milho para silagem e sorgo para silagem. Um segundo questionário foi aplicado apenas aos pequenos produtores de Batalha para detectar o teor de umidade da palma forrageira, sistema de plantio utilizado, a receita adquirida a partir da venda do hectare de palma, o lucro obtido a partir da sua comercialização, tipo (raça) do rebanho e receita com a venda do leite. Conclui-se que a palma forrageira apresenta-se como uma alternativa primordial para região, visto que é uma cultura que apresenta aspecto fisiológico especial quanto à absorção, aproveitamento e perda de água, sendo bem adaptada às condições adversas do cenário em questão. Além de ser a principal planta forrageira de corte disponibilizada in natura para os animais, a palma forrageira miúda possui uma grande quantidade de água armazenada nos caules modificados, sendo uma importante fonte de água para os animais na época da seca. A importância da palma forrageira envolve desde a manutenção dos animais, sobretudo na época de estiagem, contribuindo com a renda da família, já que o leite, os animais e derivados do leite, são mantidos graças à palma forrageira. O sistema de plantio tradicional ainda utilizado pela maioria dos produtores, aos poucos está sendo substituído pelo plantio adensado, e com isso pode-se obter maiores rendimentos da palma possibilitando um aumento de produção e melhoria da manutenção da família. Os produtores de leite do semiárido alagoano, principalmente os mais tradicionais, plantam, juntamente com a palma forrageira, outras culturas adaptadas ao ambiente, aumentando assim, a segurança alimentar dos bovinos de leite na época de escassez de alimento.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2013 Dacio Rocha BRITO, Marisa de Farias DAMASCENO, Luana Nunes Félix MELO, Eraldo Saturnino de ALMEIDA, D. de N. F. V. da CUNHA
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell 4.0 International.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.