Educação ambiental na percepção de professores e alunos do ensino fundamental

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.48180/ambientale.v13i3.313

Schlagworte:

Educação básica. Intervenção. Práticas de ensino

Abstract

O principal ambiente para a promoção da Educação Ambiental (EA) são as escolas devido a uma série de fatores, pois presume-se que essa temática seja abordada com maior frequência, assim como práticas de intervenção e sensibilização envolvendo os discentes. Devido a importância da EA como uma ferramenta amplamente utilizada como via de sensibilização, objetivou-se com este estudo relatar a aplicação da EA na rotina de docentes e discentes da educação básica. A intervenção foi realizada em uma escola municipal do município de São Sebastião - AL, em 2019. A coleta de dados foi executada por meio da aplicação de dois questionários para os discentes e docentes, contendo questões de natureza objetiva e subjetiva. Os resultados dos questionários foram tabulados e analisados por meio do Software Microsoft Office Excel Professional Plus. Tanto os discentes, quanto os docentes participantes da intervenção possuíam conhecimentos ligados a importância, a implementação e as formas de obtenção de informações sobre EA e temas relacionados. Porém, se faz necessário mais abordagens neste âmbito, assim como o monitoramento destas atividades de intervenção, para que sejam aplicadas no cotidiano escolar, podendo assim, realizar mudanças no cotidiano dos discentes da instituição.

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Autor/innen-Biografien

Catiana Gomes dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Alagoas

Rosineide Nascimento da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Professora do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas, mestra em Ecologia e Conservação

Veröffentlicht

2021-10-26

Zitationsvorschlag

Santos, C. G. dos, & Silva, R. N. da. (2021). Educação ambiental na percepção de professores e alunos do ensino fundamental. Revista Ambientale, 13(3), 1–11. https://doi.org/10.48180/ambientale.v13i3.313

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